É essencial uma correcta investigação para se estabelecerem as causas da humidade e a espessura da parede, a temperatura, a ventilação e a transmissão de calor, todas as quais controlam o movimento do vapor, assim como a capacidade da estrutura para se comportar como um elemento seco.
Defeitos estruturais, selantes impermeáveis, revestimentos decorativos e rebocos cimentícios densos, todos podem afectar negativamente o desempenho do edifício.
A acumulação de excessos de humidade atrás das camadas de argamassa, de tinta ou de revestimentos expostos ao tempo, e a sua subsequente evaporação levam à formação de depósitos de sais higroscópicos.
Estes provocam a fendilhação da pintura e a degradação da constituição do edifício.
Procurar-se uma cura por extracção mecânica ou por aplicação de um revestimento sintético é negligenciar-se o ataque às causas da humidade inicial.
A cal hidráulica natural proporciona uma ligação vital entre as necessidades do projectista moderno e as do conservador. A cal hidráulica não se degrada pela presença da humidade ou de infiltrações numa camada de base.
Na realidade, o seu desempenho é melhorado por estas, já que promovem a sua presa inicial. A Unilit não sofre de “sangria” da cal livre provocada pela exposição precoce a humidades excessivas.
O produto Unilit 30 pode ser utilizado em aplicações para a contenção de sais, tais como em caves, e contra a humidade ascendente.
A estrutura única destes produtos asseguram uma estabilização óptima ao mesmo tempo que controlam os sais.