Um dos maiores problemas ambientais que presentemente enfrentamos, e sobre o qual tem havido um intenso debate, assim como sobre as respectivas causas, é o problema da chuva ácida.
Geralmente tem-se concentrado a atenção sobre os efeitos adversos da queda da chuva acidificada sobre os solos, as árvores, os rios e os lagos.
Mas sobra, no entanto, uma muito significativa área de impacto que não tem recebido publicidade equivalente – trata-se da “degradação da pedra urbana”.
No entanto, gastam-se anualmente em toda a Europa o equivalente a centenas de milhões de euros na limpeza e renovação de edifícios e de monumentos insubstituíveis, que se permite estarem a ser literalmente arruinados e dissolvidos pela chuva.
Neste “tutorial” descreve-se a química básica da degradação, assim como os principais processos de degradação por dissolução e por ataque pelos sais. São discutidos os factores ambientais e as características das rochas que controlam a sua susceptibilidade e os seus teores de degradação, e são ilustrados e explicados os casos típicos de degradação ambiental.