Apontamentos Degradação da pedra e condições ambientais locais

Degradação da pedra e condições ambientais locais

Além de ser influenciada pelas propriedades da rocha, a degradação urbana da pedra também é afectada por uma larga gama de factores locais relacionados com a exposição das superfícies da pedra.

A importância do grau de exposição da pedra às condições ambientais provém da sua relação com os padrões de humedecimento e secagem e de aquecimento e arrefecimento.

Por sua vez, estes influenciam factores tais como a frequência da
cristalização de sais e, finalmente, a velocidade a que a pedra se
degradar.

Além de ser influenciada pelas propriedades da rocha, a degradação urbana da pedra também é afectada por uma larga
gama de factores locais relacionados com a exposição das superfícies da pedra.

A importância do grau de exposição da pedra às condições ambientais provém da sua relação com os padrões de humedecimento e secagem e de aquecimento e arrefecimento.

Por sua vez, estes influenciam factores tais como a frequência da cristalização de sais e, finalmente, a velocidade a que a pedra se degradar.

A mais óbvia e, discutivelmente, mais importante implicação a este respeito é o “aspecto”, ou seja, a orientação da face da parede onde se situa a superfície da pedra.

O aspecto vai determinar, por exemplo, a duração e a intensidade da exposição à radiação solar incidente e as repostas da pedra a ela associadas, tais como a temperatura máxima da superfície e a variação diária dessa temperatura.

Por sua vez, esta resposta vai controlar as tensões físicas sofridas pela pedra através das repetidas expansões e contracções.

Recomendado para si:   Madeiras Exportadas

As consequências destes factores podem não ser, no entanto, simples ou directas. Por exemplo, é vulgar observar-se, nas Ilhas Britânicas, uma degradação superior nas fachadas sombrias e viradas a norte dos edifícios.

Isto pode sugerir que o “tempo de molhagem” e a capacidade que as soluções de sais têm para se impregnarem numa pedra podem ter um significado igual, senão maior, do que as elevadas tensões de origem térmica, na formação de muitos tipos de degradação.

Um outro factor influenciado pelo aspecto é a exposição da pedra relativamente à direcção dos ventos predominantes.

É um factor importante por um bom número de razões, muito especialmente porque é conhecido que a chuva batida pelo vento é especialmente eficiente a molhar a pedra.

O padrão do fluxo de ar em redor de um edifício também vai influenciar as taxas de evaporação e de deposição de partículas poluentes sobre a alvenaria.

A forma do edifício, por sua vez, influencia o fluxo de ar e mesmo diferenças subtis na pormenorização da superfície podem ter um efeito preponderante nos padrões de conspurcação.

Baixar Documento