Cuidados com Dourados

Cuidados com Dourados

Nos edifícios históricos, a folha de ouro era sempre dispendiosa, quer estivesse aplicada no mobiliário, quer na decoração, mas nada mais consegue produzir a mesma qualidade de reflexão e de luminosidade em seu redor. Com os devidos cuidados, irá durar mais do que qualquer substituto.

Os dourados têm literalmente a espessura de uma pele fina, pelo que a sua manutenção é uma lista de coisas a não serem feitas : evitar a limpeza regular – especialmente os sprays de polimento e os panos de limpeza amarelos! Também a humidade, os impactos excessivos, especialmente os da utilização diária, a abrasão durante a limpeza e qualquer tipo de substitutos de ouro aplicados sobre a superfície.

Os dourados podem ser salvaguardados simplesmente mantendo-se secos, protegidos contra os riscos de utilização e desempoeirados, ocasionalmente e ligeiramente, com um espanador de penas. Se aparecerem quaisquer danos ou defeitos, deve-se encarar o apoio profissional, para se preservarem tanto o próprio dourado, como o valor do objecto dourado.