Apontamentos Considerações sobre saúde e segurança

Considerações sobre saúde e segurança

A maioria dos químicos usados na remoção de graffiti são perigosos para os trabalhadores, assim como para terceiros que se possam encontrar nas vizinhanças.

Os solventes orgânicos são tóxicos por ingestão, inalação e contacto cutâneo.

Devem ser sempre consultadas e seguidas as Fichas Técnicas de Segurança (MSDS – Material Safety Data Sheets) disponibilizadas pelos fabricantes, no caso de todos os produtos para remoção de tintas.

A identificação dos componentes perigosos e a sua comparação com a literatura de referência sobre química irão auxiliar na selecção dos produtos menos perigosos mas mais eficientes.

Falando globalmente, é uma política sensata executar todas as remoções de graffiti em condições bem ventiladas.

Alguns solventes só podem ser usados fora de casa e, por vezes, pode ser necessária uma ventilação forçada mesmo nesse caso, obrigando os trabalhadores a usarem equipamento respiratório com alimentação de ar para evitarem os vapores transportados pelo vento.

Não deve ser permitido fumar, comer ou beber quando os trabalhos de limpeza estão em execução.

Alguns materiais usados na remoção de graffiti são tão corrosivos que qualquer contacto acidental pode provocar graves e permanentes cicatrizes ou lesões muito dolorosas. Deve ser estritamente obrigatório vestir roupas de protecção.

O equipamento de protecção pessoal obrigatório (PPE – Personal Protective Equipment) inclui, geralmente, máscaras faciais ou óculos de protecção; luvas compridas quimicamente resistentes; máscaras faciais com respirador para os solventes orgânicos; e, possivelmente, roupas compridas de protecção com fornecimento de ar independente.

Recomendado para si:   Evolução do Sistema Nacional de Educação em Moçambique

Deve ser rigorosamente excluído das áreas de trabalhos fumar ou acender lume; muitos solventes são inflamáveis ou altamente explosivos, quer em vapor quer em estado líquido, quando misturados com o ar.

Os resíduos dos solventes, os trapos usados, as roupas, os fatos-macacos e outros artigos contaminados com solventes devem ser descartados em segurança e legalidade, ou adequadamente armazenados durante a noite, resguardados contra qualquer potencial fonte de fogo.

O equipamento eléctrico pode necessitar de dispositivos de segurança contra a explosão, quando são usados alguns solventes.

Quando são usadas bombas eléctricas ou equipamentos eléctricos de pulverização, é especialmente importante que sejam tomadas todas as precauções para se evitarem os choques eléctricos.

Os aspersores de água e as poças no chão representam uma situação potencialmente perigosa, se ficarem em contacto com as cablagens provisórias das obras em que estão a ser removidos graffiti. Tais riscos devem ser cuidadosamente monitorizados e controlados.

Como em qualquer obra de construção, deve-se ter sempre em atenção a segurança geral dos trabalhadores e dos transeuntes, mas também os possíveis danos no próprio objecto do trabalho, que possam ser provocados por colocações descuidadas de escadas ou de andaimes.

Os químicos usados na limpeza da alvenaria também podem danificar os metais adjacentes, os vidros e as superfícies pintadas, assim como a vegetação.

Recomendado para si:   Questões Ambientais

Devem ser sempre rigorosamente seguidas as instruções dos fabricantes para se evitarem esses danos “colaterais” por inadvertência.

Baixar Documento