Apontamentos Conhecimento do material pétreo artificial

Conhecimento do material pétreo artificial

2.1. Terminologia

  • NORMAL 23/86 Terminologia Técnica: Definições e Descrição das Argamassas (NORMAL 23/86 Terminologia Tecnica: Definizione e Descrizione delle Malte)
  • NORMAL 23/87 Terminologia Técnica: Definições e Descrição das Argamassas (NORMAL 23/87 Terminologia Tecnica: Definizione e Descrizione delle Malte)
    • Os dois Documentos referem-se ao problema das argamassas, sob o aspecto puramente terminológico (definição da palavra argamassa, diferenciação entre argamassas com base nas suas funções, na natureza do seu ligante e no seu processo de presa).
  • A NORMAL 23/86 NORMAL 23/86 contém os Critérios Gerais e as definições respeitantes às argamassas.
  • A NORMAL 23/87 contém as definições respeitantes às Argamassas para Decorações.
  • NORMAL 36/92 Glossário para a Construção histórica nos tratados entre os séculos XV e XIX (NORMAL 36/92 Glossario per l’Edilizia storica nei Trattati dal XV al XIX sec.)

Este dicionário recolhe as palavras, empregues no decurso dos tempos e nas diversas regiões italianas, para as argamassas, para as operações relacionadas com a sua preparação e colocação em obra e com as ferramentas utilizadas.

O Documento, que se refere apenas aos tratados publicados por escrito, constitui a primeira parte e respeita às matérias primas e seus derivados. O Documento divide-se em duas partes:

Cap. 1 – refere-se às palavras modernas (matérias primas e seus derivados) relacionando cada uma com sua definição;

Cap. 2 – faz corresponder às palavras modernas, os termos provenientes dos tratados publicados em Itália entre os séculos XV e XIX.

Cada palavra moderna é seguida pela correspondente palavra antiga, por ordem alfabética.

2.2. Descrição

2.3. Caracterização química, mineralógica, petrográfica e morfológica dos materiais pétreos artificiais

  • NORMAL 12/83 Agregados Artificiais de Rochas com Matriz Ligante não Argilosa: Esquema de Descrições (NORMAL 12/83 Aggregati Artificiali di Clasti a Matrice Legante non Argillosa: Schema di Descrizione)
  • NORMAL 15/84 Produtos e Agregados de Matriz Argilosa: Esquema de Descrições (NORMAL 15/84 Manufatti e Aggregati a Matrice Argillosa: Schema di Descrizione)
    • Os dois Documentos recolhem sistematicamente os dados úteis para a determinação dos componentes e das técnicas de fabricação, para a identificação das proveniências e para a avaliação dos estado de conservação das argamassas e dos rebocos. Os dados recolhidos contribuem também para o reconhecimento das diferentes fases construtivas de um produto.
  • A NORMAL 12/83 refere-se a argamassas de matriz argilosa;
  • A NORMAL 15/84 refere-se a argamassas de matriz não argilosa.
Recomendado para si:   Localização Geográfica e Cósmica de Moçambique

2.4. Caracterização física dos materiais pétreos artificiais

  • !NORMAL 27/88 Caracterização de uma Argamassa  (NORMAL 27/88 Caratterizzazione di una Malta)
    • O Documento indica os critérios gerias e as metodologias de medição para a caracterização física, mineralógica, petrográfica e química das argamassas em obra. Este Documento é constituído por três partes:
  1. Relação dos parâmetros necessários para o conhecimento de uma argamassa;
  2. Metodologia que se deve adoptar para a determinação desses parâmetros;
  3. Esquema da sequência de análises aconselhadas para a caracterização mineralógica e petrográfica de uma argamassa e dos seus produtos de alteração.

No que respeita às metodologias que devem ser adoptadas no âmbito desta sequência de análises, faz referência ou a Normas já citadas a propósito dos materiais pétreos naturais

  • (NORMAL 21/85, 4/80, 11/85, 7/81, 14/83) ou a metodologias específicas objectos dos Documentos NORMAL 12/83 e NORMAL 15/84.
  • NORMAL 26/87 Caracterização das Argamassas de Restauro (NORMAL 26/87 Caratterizzazione delle Malte da Restauro)
    • O Documento ocupa-se dos requisitos das argamassas que devem ser usadas nas operações de restauro, com o objectivo de que essas argamassas sejam o mais possível compatíveis com o material pétreo antigo. Indica os dados necessários para a caracterização química, mineralógica, petrográfica, física e mecânica das argamassas de restauro e as respectivas metodologias de medição.
  • NORMAL 31/89 Determinação da cal e da magnésia residuais (NORMAL 31/89 Determinazione della calce e della magnesia residue)
    • São descritos os métodos para a determinação, nas argamassas e nos betões, do conteúdo em cal e em magnésia conforme o método de Francke, Neste Documento são descritos:
Recomendado para si:   Evolução do paradigma Auditoria Interna

a) A determinação da quantidade de cal e de magnésia residuais (totalização acidimétrica), válida para os ligantes aéreos e para os agregados de areia;

b) Determinação diferenciada da cal e da magnésia residuais (totalização complexométrica).

  • NORMAL 32/89 Determinação Gás volumétrica do CO2 (NORMAL 32/89 Determinazione Gas volumetrica della CO2)
    • É descrito o método para a avaliação do conteúdo em carbonatos de origem nos materiais pétreos através de um ataque ácido por ácido clorídrico sobre a amostra e medição seguinte do CO2 desenvolvido (calcimetria) segundo o método Dietrich – Fruhling. Este método permite, para além da caracterização dos materiais pétreos, a avaliação do seu estado de conservação.
  • NORMAL 41/93 Medição ponderal da Humidade na Superfície das alvenarias (NORMAL 41/93 Misura ponderale dell’Umidità in Superfici murarie)
    • É descrito o método para a medição da humidade na superfície das alvenarias pintadas, pelo método ponderal.
Baixar Documento