O que acontece se arrefecermos a humidade de um ar carregado?
Sabemos que o ar frio não consegue conter tanto vapor de água como o ar quente, portanto, quando a temperatura cai, a humidade relativa aumenta. A figura seguinte ilustra porque é que isto é assim:
Imagine-se que o ar é um “balde” contendo uma certa quantidade de água. Se esse ar for arrefecido, o “balde” diminui de tamanho e, portanto, a proporção de água contida aumenta com a diminuição do tamanho do balde que a contém.
Se o ar continuar a arrefecer, o “balde” vai diminuindo até um tamanho em que fica totalmente cheio de água, ou seja, está 100 % cheio; se o ar ainda for mais arrefecido, o “balde” torna-se ainda mais pequeno e a água transborda. Na realidade isto acontece quando a temperatura do ar arrefeceu tanto que aquele já não consegue conter mais nenhuma água sob a forma de vapor. Quando isto acontece, o líquido goteja a partir do ar sob a forma de CONDENSAÇÃO.
A temperatura a que a condensação começa, ou seja, a que a humidade relativa atinge os 100 % (ar totalmente saturado) é a temperatura do PONTO DE ORVALHO.