Apontamentos Cobre, Bronze e Latão

Cobre, Bronze e Latão

O cobre e as suas ligas, latão e bronze, são afectados pelos cloretos e poluentes presentes no ar.

Conforme o cobre fica exposto à humidade do ar, forma uma película superficial verde que actua como protecção contra o avanço da corrosão.

A patina exterior pode ser agradável de ver, e algumas pessoas preferem a aparência suja em vez de outra mais brilhante e luminosa.

Deve-se examinar cuidadosamente o acabamento antes de se limpar o cobre, o latão ou o bronze.

A limpeza dos artigos até ao metal nu, que resulta em acabamentos brilhantes, pode afectar os valores histórico e económico de alguns deles.

Limpeza – Os objectos lacados devem ser escovados delicadamente com um pano macio, e se necessário, lavados em água quente com sabão, enxaguados e cuidadosamente secos.

O latão, o bronze e o cobre não lacados, devem ser limpos com álcool, com diluentes minerais ou com uma solução fraca de detergente, para se removerem sujidades e gorduras.

A oxidação do cobre, do bronze e do latão não lacados pode ser removida pela limpeza com alvaiade fino ou giz precipitado. Pode ser usada uma combinação de 2 partes de álcool desnaturado, 2 partes de água destilada e giz precipitado ou alvaiade em pó misturados até formarem uma pasta.

O giz precipitado e o alvaiade podem ser comprados nalgumas joalharias, fornecedores para dentistas ou drogarias. Também se pode usar a pasta de cré e óleo mineral.

Recomendado para si:   Preenchimento de Fissuras

As proporções não são críticas. Esta limpeza retira uma pequena quantidade de metal. Deve-se ser especialmente cuidadoso em não exagerar na limpeza de materiais chapeados.

Todos os resíduos do produto de limpeza e do óleo devem ser cuidadosamente removidos por enxaguamento.

Devem-se evitar os abrasivos duros, tais como a lã de aço em bruto, sobre o cobre e o latão.

De acordo com alguns especialistas, não se recomendam certos produtos químicos de limpeza, especialmente os que contenham amónia, por que podem provocar eventuais danos. Alguns produtos de limpeza contém ácidos ou cloretos, os quais podem iniciar uma nova corrosão.

O sal de mesa e o limão, ou o vinagre (receitas caseiras) podem afectar futuras limpezas e acelerar novas oxidações em consequência dos cloretos que deixam depositados. Devem-se remover todos os vestígios dos produtos de limpeza.

Os resíduos de produtos de limpeza que contenham amónia também podem iniciar uma nova corrosão. Se forem usados, deve-se lavar cuidadosamente. Os depósitos de calcário sobre o cobre podem ser removidos com um amaciador de água para lavandarias.

Arrumação – Deve-se evitar a colocação próxima de objectos que contenham enxofre ou cloretos.

Embrulham-se os artigos em tecido sem ácidos e guardam-se em sacos de plástico.

Baixar Documento