Apontamentos Caracterização do relevo na zás três zonas de Moçambique (norte, centro e...

Caracterização do relevo na zás três zonas de Moçambique (norte, centro e sul)

Planície Litoral

A planície litoral, estende-se ao longo de toda a faixa costeira, estreitando da foz do rio Rovuma, ao delta de Zambeze e alonga-se na parte Sul à chamada grande planície moçambicana até à Ponta de Ouro, (Muchango, 1999, p. 22).

Ela ocupa 1/3 do território nacional aproximadamente 250.000 km2. E a maior extensão encontra-se nas províncias de Sofala, Inhambane e Gaza, tornando se cada vez mais estreita quando do se caminha para norte.

Hipsometricamente, a planície Moçambicana é muito homogénea, sem grandes flutuações: a altitude não ultrapassa os 200 m mas distinguem-se 2 faixas, designadamente uma no litoral tendo como máximo 100 m de altitude e outra a seguir a esta cuja altitude varia de 100 a 200 m. (IEDA, 2012, p.11).

Existem ainda as chamadas planícies depressionárias que se estendem ao longo dos vales dos principais rios, acabando por receber o nome das respectivas bacias hidrográficas, como por exemplo:

  • Planície do Incomáti;
  • Planície do Limpopo;
  • Planície do Save;
  • Planície do Búzi;
  • Planície do Lúrio;
  • Planície do Lugela;
  • Planície do Messalo;
  • Planície do Zambeze.

Planaltos

Em Moçambique, os planaltos ocorrem principalmente nas regiões Centro e Norte do país onde são mais expressivos sobretudo nas províncias de Manica, Tete, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, configurando-se em montes ilhas ou “inselbergs”.

Na região Sul do país, os planaltos ocupam apenas uma pequena faixa na zona ocidental das províncias de Maputo e Gaza num alinhamento montanhoso de aproximadamente, 900 km de comprimento e 30 km de largura máxima junto à fronteira com a Suazilândia, República da África do Sul e Zimbabwe (Muchango, 1999, p. 28).

Recomendado para si:   A Conservação do Bronze dos Estados Unidos no Início do Novo Século

Importa salientar que em algumas zonas planálticas ocorrem planícies de acumulação que resultam das escavações realizadas nos vales dos rios, como é o caso dos vales dos rios Zambeze, Messalo e Lugela. Na zona dos planaltos distinguem-se:

  • Planaltos médios (200m – 600 m de altitude);
  • Altiplanaltos (600m – 1000 m de altitude);

Segunto Goméz (2017, p.61), existem planaltos de referência em Moçambique a saber: Planalto Moçambicano que Localiza-se nas províncias da Zambézia e Nampula.

Nesta região os planaltos possuem altitudes que variam de 600 e 1.000 metros de altitudes e a principal característica do planalto Moçambicano é a ocorrência de “inselbergs” designados por montes ilhas ou residuais.

Planalto de Niassa – localiza-se na província de Niassa ao longo do lago Niassa;

Planalto de Mueda – localiza-se na província de Cabo Delgado;

Planalto de Chimoio – Localiza-se na província de Manica junto à fronteira com Zimbabwe;

Planalto de Marávia – na província de Tete junto à fronteira com Zâmbia;

Planalto de Angónia – na província de Tete junto à fronteira com Malawi;

Importa salientar que a região planáltica ocupa cerca de 2/3 do território sendo, de vez em quando interrompida por montanhas.

Montanhas

As formações montanhas com altitudes iguais ou superiores a 1.000 metros e não chegam a constituir uma zona contínua e homogénea. As principais formações ocorrem na zona centro e norte do país, erguendo-se na zona planáltica.

Recomendado para si:   Pregos e parafusos para madeira

Segundo Goméz (2017, p.62), as principais formações montanhosas estão agrupadas em cadeias montanhosas, sendo de mencionar:

Cadeia montanhosa de Maniamba – Amaramba – ocorre no Niassa, ao redor do Lago.

Tem na Serra Jéci, com 1.836 m dos pontos mais altos.

Formações Chire-Namuli – encontra-se na Zambézia e tem como pontos mais altos o monte Namuli e a serra Inago, com 2.419 m e 1.807 m, respectivamente.

Maciço de Chimanimani – que se estende ao longo da fronteira entre a província de Manica e a República do Zimbabwe.

Nele se localiza o monte Bingo que é o mais alto país, com 2.436m. Ainda nesta cadeia localiza-se o monte Goóngue e a serra Coa com 1.887 e 1.844m, respectivamente.

Cadeia dos montes Libombos – ao longo da fronteira com a República da África do Sul, nas províncias de Maputo e Gaza.