Apontamentos Características do ferro fundido

Características do ferro fundido

A principal propriedade do ferro fundido é a sua capacidade para ser modelado numa grande variedade de formas e a baixo custo, quer para aplicações práticas, quer ornamentais.

No século XIX e nos princípios do século XX, um grande número de fundições situadas em Glasgow e nesta cidade produziam desenhos bastante intrincados para gradeamentos e para peças de mobiliário urbano, tais como postes de iluminação.

Muitos desses gradeamentos em ferro fundido com padrões ornamentados ainda podem ser vistos actualmente em Glasgow, apesar de muitos deles necessitarem de reparação.

Os gradeamentos usados noutras cidades Escocesas, incluindo Aberdeen, eram, em comparação, muito mais simples.

Embora muito resistente e durável, o ferro fundido também é extremamente frágil, e é, por essa razão, muito vulnerável aos danos por impacto.

Sendo frágil, ele não tolera muito bem os movimentos, pelo que a subsidiência da parede de plinto sobre a qual os balaústres dos gradeamentos estão assentes pode originar que o trabalho em ferro fundido rompa sob tensão.

Felizmente, os corrimãos dos gradeamentos são, geralmente, feitos em ferro forjado e podem acomodar os movimentos muito facilmente, durante um certo período de tempo.

Apesar de, graças ao seu elevado teor em carbono, o ferro fundido estar menos sujeito à corrosão do que outros metais ferrosos, mesmo assim ele deve ser regularmente verificado para detecção de sinais de corrosão, e repintado conforme necessário.

Recomendado para si:   Águas Subterrâneas

As fracturas em consequência da corrosão ocorrem, habitualmente, na base dos balaústres e na sua união com o ferro forjado, local onde se pode desenvolver uma acção electrolítica entre o ferro forjado e o ferro fundido.

Todos os componentes do sistema de gradeamento que necessitem de ser substituídos, devem ser substituídos por material idêntico.

O alumínio fundido, o plástico reforçado com fibra de vidro ou o aço macio não são, geralmente, substitutos aceitáveis, apesar de o aço macio poder substituir os corrimãos feitos de ferro forjado.

Balaústres em aço macio, que não tenham sido galvanizados por banho, podem substituir os de ferro fundido, mas isso habitualmente não é recomendável.

Baixar Documento