Apontamentos Capricórnios da Floresta (Família Cerambycidae)

Capricórnios da Floresta (Família Cerambycidae)

Madeiras atacadas

Madeiras “softwoods” e “hardwoods”; árvores erectas, peças de madeira recentemente caídas e com a casca parcialmente seca.

Danos provocados

Estes xilófagos formam um grande grupo de insectos, pelo que os seus danos variam em extensão e em gravidade. Furos de saída até cerca de 10 mm de largura. Túneis muito discretos que não emergem; tendem a correr ao longo do veio. Não aparece serradura, mas os túneis podem estar rolhados com uma pequena quantidade de fibras grosseiras.

Ciclo de vida

Existe um grande número de Capricórnios da Floresta. O ciclo de vida vai variar em conformidade com o Capricórnio específico que está a atacar a madeira.

Notas:

Estes insectos atacam a madeira enquanto ela está na floresta; eles não atacam a madeira estagiada. É frequente que os seus danos sejam confundidos com os do Capricórnio Doméstico.

Não necessitam de qualquer tratamento.

Identificação rápida

Túneis discretos e achatados, por vezes rolhados com uma fibra grosseira. Se existir casca, a superfície da madeira vai ser atacada e vai existir muita serradura, mas apenas por baixo da casca e não dentro dos túneis.

Recomendado para si:   Cobre, Bronze e Latão
Baixar Documento