Apontamentos Bolhas de Solvente

Bolhas de Solvente

Causas da condição – A formação de bolhas por solvente, resultado de um erro de aplicação menos vulgar, não é provocada pela humidade, mas sim pela acção do calor ambiente sobre o solvente da tinta ou pelos diluentes sobre a película de tinta. Se uma tinta rica em solventes for aplicada sob a luz directa do sol, a superfície superior pode secar demasiadamente depressa e, em consequência, os solventes ficarem retidos por baixo da película de tinta seca.

Quando o solvente se vaporiza, ele força o seu caminho através da película de tinta, resultando em bolhas na superfície. Este problema sucede mais frequentemente com tintas de cor carregada porque as cores escuras absorvem mais calor do que as mais claras.

Para se distinguir entre as bolhas de solvente e as bolhas provocadas pela humidade, deve-se cortar uma dessas bolhas. Se ficar visível outra camada de tinta é provável que o problema sejam as bolhas de solvente, enquanto que se ficar à vista a madeira nua, as culpas devem ser atribuídas à humidade. As bolhas de solvente são, geralmente, pequenas.

Tratamento recomendado – As áreas com bolhas de solvente devem ser raspadas, lixadas à mão ou mecanicamente até à camada saudável seguinte, e depois repintadas. Para se evitar o empolamento das superfícies pintadas, a tinta não deve ser aplicada directamente sob a luz solar.

Recomendado para si:   A responsabilidade social no contexto das organizações