Apontamentos Atuação Profissional em Educação Física e Desporto

Atuação Profissional em Educação Física e Desporto

Os profissionais que atuavam no sistema educativo no período colonial eram militares que estavam em missão de serviço.

Por isso, a prioridade era ministrar as aulas de Educação Física nas escolas oficiais, uma vez que os professores da especialidade eram insuficientes para todo o sistema de educação.

Este cenário fez com que as autoridades portuguesas se preocupassem com a lecionação das aulas para as outras escolas (DOMINGOS, 2006).

A preocupação do poder colonial com o fraco impacto da Educação Física sobre os praticantes pode-se verificar no preâmbulo do diploma 1670, citado por Muria (2009), no qual se destaca que:

[…] O interesse do estado é o desenvolvimento da Educação Física do povo português e esta há de fazer-se, antes de tudo, através de métodos de ginástica adequados a serem executados em escolas, permitindo, assim, a vigilância permanente sobre os executantes e a gradação conveniente dos exercícios (p. 201).

Observa-se que a ginástica praticada só com o intuito de formação física não exerce, ainda, sobre a população, a atração desejável, o mesmo não acontecendo com os desportos.

Assim, recomendava-se a assistência e a vigilância médica dos praticantes em todas as idades. Apesar de o diploma reconhecer o sentido e o interesse nacional e social das práticas desportivas, ele recomendava que relevância especial fosse dada às competições desportivas.

A prática de Educação Física também teve a sua existência e o seu desenvolvimento nos diferentes órgãos de orientação e fiscalização da Educação Física e Desportos (CRISTÓVÃO, 2005).

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A Educação Física foi desenvolvida pela instituição militar como sustentáculo de uma visão nacionalista do corpo. Desde a primeira metade do século XIX, que as companhias do exército organizavam exercícios físicos.

Do universo militar, a Educação Física militarizada, passou para o sistema escolar. O Liceu 5 de Outubro, no início do século XX, inaugurou em Lourenço Marques a instrução da disciplina através de metodologias científicas (DOMINGOS, 2006).

A ginástica sueca, ou método de Ling, era o exemplo paradigmático da abordagem científica da disciplina, por oferecer mais garantias de ser um método racional e psicológico, aplicável tanto a civis como a militares, e que atinge os objetivos essenciais, físicos e morais (DOMINGOS, 2006).

Outras atividades físicas existentes em Moçambique foram também cultivadas no contexto militar, nomeadamente: desportos de combate, tiro e esgrima, desportos atléticos, como os saltos, as corridas, os lançamentos, o pentatlo, o hipismo, a natação e os desportos equestres (DOMINGOS, 2006).

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