Apontamentos As barreiras químicas contra a humidade e a substituição dos rebocos

As barreiras químicas contra a humidade e a substituição dos rebocos

Existe uma certa quantidade de factores que devem ser considerados quando se pensa nos  sistemas químicos de hidrofugação e nos consequentes trabalhos de substituição de rebocos. O guia  seguinte pretende fornecer uma contribuição positiva sobre a hidrofugação química, sobre o seu  desempenho e sobre a importância dos trabalhos de substituição dos rebocos.  

Deve ser totalmente apreciado que a água livre nos materiais de construção não é desejável  porque pode levar à degradação das decorações e à podridão; em certos casos, pode levar ao colapso do  próprio material, por exemplo, do adobo.

Na verdade, nos finais do século XIX, alguém entendeu como  apropriado estipular a introdução de camadas impermeáveis na generalidade das construções e esta  prática forma, claramente, uma parte essencial de todas as edificações construídas desde essa altura; é  esse, seguramente, o caso, hoje em dia.

Se uma camada impermeável não tivesse consequências, não  seria necessário ela existir nem estar presente nos “Regulamentos”, etc., e poderia não fazer parte de  todas as edificações novas.  

Nestas condições, as camadas impermeáveis são, obviamente, benéficas quer para os edifícios,  quer, igualmente, para os seus ocupantes.  

Um outro factor que deve ser considerado é que, em igualdade de condições, a humidade  ascendente tende a atingir maior altura nas paredes espessas do que nas paredes finas; isto é  consequência da baixa relação entre a espessura destas paredes e o seu volume, já que a evaporação  está principalmente dependente da área superficial.

Recomendado para si:   Contrato de Empreitada

Esta é uma constatação importante a ser considerada  quando se lida com edificações com paredes com dimensões mais largas – simplesmente o síndroma  chamado “deixar as paredes respirarem” para se deter a ascensão da água pode demonstrar provocar  poucos efeitos em tais casos.  

Baixar Documento