Apontamentos Argamassas de Cal hidráulica Natural, Argamassas Fluidas e Acabamentos

Argamassas de Cal hidráulica Natural, Argamassas Fluidas e Acabamentos

Usando um processo de fabricação moderno e actualizado, a gama de produtos de cal hidráulica natural Unilit consegue reproduzir a resistência, a porosidade, a aderência e a flexibilidade das argamassas históricas.

A Telling é conhecida por ter reintroduzido a cal hidráulica no Reino Unido no princípio dos anos 1900, e comanda o mercado no que respeita a qualidade, gama e desempenho na utilização da cal hidráulica natural. Os nossos conhecimentos e experiência não têm igual.

O desenvolvimento na tecnologia do cimento para a construção de grande volume, nos séculos XIX e XX, junto com a compreensível vantagem de uma resistência mecânica acrescida, serviram para a eliminação das artes tradicionais dos mestres na criação de uma argamassa de cal.

Isto conduziu a uma distorção no conceito de argamassa até um extremo tal que hoje uma “argamassa tradicional” é definida como sendo uma combinação de cimento/ areia/ cal, apesar de isto ser apenas pouco mais do que um processo moderno adoptado para a satisfação das necessidades da construção de grande produção.

Desde o começo do século XX até metade dos anos 1970, os benefícios da cal nos trabalhos de conservação eram largamente ignorados, daqui resultando que muitas estruturas antigas foram danificadas pela aplicação de argamassas incompatíveis de cimento e de epoxi.

As vantagens dos projectos de conservação com cal são agora reconhecidas, mas graças a 50 ou 60 anos de ausência da sua produção para uso na construção, os conhecimentos relativos ao desempenho da Cal Hidráulica não são totalmente compreendidos.

Recomendado para si:   O estudo dos rituais em Antropologia- Os ritos de passagem

Muitas pessoas consideram a Cal Hidráulica como sendo densa, resistente e cimentícia, porque a sua fonte de informações é geralmente referida aos Cimentos Romanos usados por todo o Reino Unido durante o século XVIII tardio e o século XIX.

Estas afirmações são geralmente verdadeiras em consequência dos métodos de produção usados nessa época. Os produtos Unilit, no entanto, são Cales Hidráulicas Naturais, uma argamassa totalmente distinta, nas suas características de desempenho, das produzidas nos séculos XVIII e XIX.

A Unilit é produzida pela selecção de uma pedra calcária escolhida que, quando aquecida a uma temperatura específica, produz uma argamassa com porosidade óptima, com presa inicial e carbonatação lenta, sendo estes os pré-requisitos para uma argamassa de restauro compatível e simpática.

A resistência dessa argamassa é controlada pela relação entre as quantidades da areia e da mistura de cal, e não pela sua hidraulicidade, que pode ser fraca, moderada ou eminente, já que esta hidraulicidade é referida relativamente ao prazo da presa química inicial e não, como se acredita vulgarmente, relativamente à resistência da argamassa.

As Cales Hidráulicas Unilit reproduzem as fabricações de argamassas históricas, as quais, devido às disponibilidades locais de agregados e à forma imprecisa como eram cozidas, produziam reacções hidráulicas com consistências variáveis.

Isto é completamente o oposto às cales puras modernas, já que estas são o resultado da classificação selectiva e da cozedura da pedra calcária. O que conduz à produção de cal 99,9% pura à qual pode ser adicionado material pozolânico, por vezes mesmo cal hidráulica, para lhe criar uma presa hidráulica.

Recomendado para si:   Pintura de Janelas

A cal pura é um material produzido para utilizações químicas e agrícolas, e estava muito para além das capacidades de produção dos artesãos medievais.

Quatro das mais significativas vantagens da cal hidráulica natural gorda/ em pasta, são:

  1. A sua presa inicial, hidráulica, permite ao conservador executar progressos ininterruptos durante todo o ano, especialmente durante os meses de inverno, sempre que se proporcione alguma protecção (apenas) durante as primeiras 72 horas de cura, em vez de meses a fio.
    2. A qualidade do seu fabrico assegura que mesmo em resultado de submetida a elevados níveis de perda de humidade no início da sua presa hidráulica, a cal hidráulica natural não irá sofrer as indesejáveis contaminações por depósitos de cal livre na face da argamassa (sangria).
    3. A cal hidráulica natural tolera as transferências de humidade e de sais sem deterioração, mesmo que estas ocorram durante os primeiros dias da sua carbonatação.
    4. Permite que o trabalho seja concluído rapidamente, poupando-se tempo e dinheiro.

As dificuldades conhecidas ao trabalhar-se com cal são evitadas pela introdução dos produtos Unilit.

Estes foram desenvolvidos para o mercado do restauro pela avaliação sensata de um processo moderno para se produzirem materiais tradicionais para restauro, que não necessitem de mão-de-obra muito habilitada para a sua aplicação com sucesso.

Baixar Documento