Apontamentos Aplicação de Estuque Novo – Sistemas Alternativos de Fasquiado para Estuque Novo

Aplicação de Estuque Novo – Sistemas Alternativos de Fasquiado para Estuque Novo

Aplicação de estuque novo sobre o velho fasquiado em madeira: Quando os estucadores trabalham sobre um fasquiado velho, devem ser pregadas de novo todas as fasquias e removidos todos os restos do estuque velho. Como o fasquiado velho está seco, ele deve ser cuidadosamente humedecido antes de serem aplicadas as camadas de base do estuque novo, senão esse fasquiado pode empenar e distorcer; além disso, o estuque novo não consegue fazer presa correctamente, porque lhe é retirada a sua água.

Como se assinalou anteriormente, se for instalado um novo fasquiado metálico sobre o velho fasquiado em madeira, para servir de base ao estuque novo, podem-se evitar muitos destes problemas e o fasquiado histórico pode ser preservado. Os tectos também devem ser aspergidos com água, a menos que seja colocada uma barreira de vapor por detrás do fasquiado metálico.

Aplicação de estuque novo sobre um fasquiado metálico novo: Uma alternativa ao aproveitamento do velho fasquiado em madeira é a instalação de um sistema diferente de fasquiado. O fasquiado em ferro galvanizado é o mais caro, mas também o mais fiável em termos de longevidade, estabilidade e ligação apropriada. Quando se aplica um novo fasquiado sobre barrotes aparentes, o estucador deve cobrir esses barrotes com papel Kraft ou com uma barreira de vapor em polietileno.

Aplicam-se seguidamente três camadas de estuque fresco para se constituir uma unidade maciça e monolítica conjuntamente com o fasquiado. A “scratch coat” forma as chaves com o fasquiado metálico; a segunda camada, ou “brown coat”, liga-se com a “scratch coat” e aumenta a sua espessura; a terceira, ou camada de acabamento, é composta por pasta de cal e gesso.

Recomendado para si:   Reproduções

Aplicação de estuque novo sobre “rock lath”: Também é possível usar-se “rock lath” como base para o estuque novo. Os estucadores podem ter que retirar o fasquiado de madeira existente para manterem o “ressalto” do guarnecimento. O “rock lath” é um painel que tem um núcleo de gesso recoberto com papel absorvente contendo cristais de gesso, e tem 40 x 90 cm por 12,7 mm de espessura. Os cristais do papel combinam-se com o estuque fresco e formam uma ligação segura. Este tipo de fasquiado necessita de duas camadas de estuque novo – a “brown coat” e a camada de acabamento. O “rock lath” substitui a primeira camada, ou seja a “scratch coat”.