Apontamentos Antecipação e atenção aos pormenores

Antecipação e atenção aos pormenores

Os andaimes e as obras provisórias nem sempre são encarados com a atenção que deveriam merecer.

Consequentemente existe um risco de produção de danos para a fábrica histórica quer sob formas relativamente menores tais como a produção de marcas nos acabamentos das fachadas, quer sob formas mais sérias tais como colapsos parciais.

Existe um risco adicional provocado pelos membros da equipa de trabalho bem como pelos transeuntes.

A documentação, quer a produzida pelo arquitecto ou pelo engenheiro, quer a produzida pelo empreiteiro tem que ser adequadamente limitada à escala da intervenção, mas tendo a preocupação de que a destruição até de um elemento menor pode provocar sérios problemas.

Se for proposto apenas um único prumo telescópico, é importante que seja correctamente estimada a carga a ser suportada e que se faça referência à literatura para se garantir que o prumo proposto consegue suportar essa carga em segurança.

Os arquitectos e engenheiros envolvidos em obras de edifícios históricos devem deter um claro entendimento sobre os requisitos dos andaimes e das obras provisórias, bem como estarem conscientes sobre as consequências de alguma coisa correr mal.

A segurança e o sucesso do andaime e das obras provisórias nas edificações históricas baseiam-se fortemente em duas coisas: antecipação e atenção aos pormenores.

Para um edifício histórico não há uma segunda oportunidade.

Recomendado para si:   A Formação do Sistema Nacional de Educação (SNE)
Baixar Documento