Apontamentos Agressão pelos Agentes Climatéricos

Agressão pelos Agentes Climatéricos

Uma janela que seja reparada deve ficar tão energeticamente eficiente quanto seja possível, aplicando-se os vedantes 30 apropriados para se reduzirem as infiltrações de ar. Existe à venda uma larga variedade de produtos para ajudar nesta tarefa.

Pode ser fixado um feltro no cimo, na base e nas calhas de encosto, mas o feltro pode ter a desvantagem de absorver e de reter a humidade, especialmente nas calhas de baixo.

Também podem ser colocados rolos em vinílico, nas localizações adequadas, para se reduzirem as infiltrações. Podem ser usadas barras de deslizamento, metálicas ou em plástico, nas calhas e, se o espaço permitir, nos canais entre a janela e a ombreira.

Os perfis de vedação são um tratamento histórico, mas é provável que os perfis de vedação antigos (em feltro) não se comportem muito satisfatoriamente. Devem ser considerados perfis de vedação modernos adequados como sendo uma parte integrante de qualquer processo de reparação de janelas.

O emprego de fechos para janelas de guilhotina, montados na calha de encontro, garante que a folha de janela fica  hermeticamente fechada e a funcionar mais eficazmente, no que respeita à redução de infiltrações.

Apesar de estes fechos nem sempre serem historicamente correctos, eles são, habitualmente, encarados como uma modificação contemporânea aceitável, feita no interesse de se melhorar o desempenho térmico.

Recomendado para si:   A reparação de edificações com paredes em terra

Existem à venda muitos estilos de janelas à prova de temporal que melhoram o desempenho térmico das janelas existentes.

Deve ser investigado o uso de janelas exteriores à prova de temporal, sempre que viáveis, porque elas são térmicamente eficientes, têm um preço aceitável, são reversíveis e permitem a retenção das janelas originais.

As molduras das janelas à prova de temporal podem ser feitas em madeira, alumínio, vinílico ou plástico; no entanto, deve ser evitado o emprego de janelas à prova de temporal em alumínio sem acabamento.

O impacto visual destas janelas pode ser minimizado pela selecção de cores que condigam com a cor da decoração existente. Estão à venda janelas à prova de temporal com verga em arco, destinadas a janelas com formas especiais.

Apesar de parecer que as janelas à prova de temporal interiores oferecem uma alternativa atractiva para se conseguir uma janela dupla com um impacto mínimo, tem que ser bem ponderado o  potencial para aparecimento de danos consequentes da condensação.

A humidade que fica retida entre os vidros pode condensar sobre o vidro que estiver mais frio, normalmente o da janela exterior primitiva, conduzindo potencialmente ao aparecimento de degradação.

A abordagem correcta da utilização de janelas à prova de temporal é criar-se uma selagem da janela interior, ao mesmo tempo que se permite uma certa ventilação em redor da janela primária. Na prática real, é difícil a criação de uma tal selagem que seja durável e estanque ao ar.

Recomendado para si:   Diagrama dos efeitos sobre Alvenaria de Pedra Porosa
Baixar Documento