Apontamentos Adobo “high tech”

Adobo “high tech”

Apesar de se manter a mesma relação de areia/argila, tem sido adicionado outro material na mistura; uma emulsão de asfalto.

A emulsão de asfalto é um sub produto derivado do petróleo, usado na construção de estradas, e, quando misturado com água e depois a areia e a argila, o resultado final, dependendo da quantidade de emulsão usada, é um adobo que é mais resistente à água (semi estabilizado), ou totalmente impermeável (totalmente estabilizado).

Existe alguma discussão sobre a necessidade da emulsão de asfalto. Uma vez que as paredes exteriores da maioria das casas de adobo são acabadas com um reboco de cimento, não é necessário um adobo à prova de água.

Para as paredes de um pátio exterior ou de um logradouro, a adição da emulsão faz algum sentido.

Os puristas do adobo encolhem-se todos com a ideia de se adicionar um subproduto do petróleo àquilo que eles vêem como um material de construção belo e natural.

Resta também a questão da libertação de gases tóxicos. Todos os materiais de construção exibem alguma forma de libertação de gases, ou de libertação de vapores, dos componentes usados nesse material.

As alcatifas são apenas um exemplo, e, frequentemente, esta libertação de gases pode emitir toxinas insalubres e até cancerígenas. Que seja de nosso conhecimento, não existem estudos sobre os efeitos a longo prazo da utilização da emulsão asfáltica.

Recomendado para si:   Reparação do Estuque Histórico Ornamental
Baixar Documento