Apontamentos Acção da humidade sobre as alvenarias

Acção da humidade sobre as alvenarias

Entre os mais graves inconvenientes que a água pode provocar nas alvenarias, está a degradação  das superfícies quando essa água congela; em tais condições, aumenta o seu volume, exercendo uma forte pressão sobre a superfície dos poros, provocando a separação de partes superficiais, cada vez mais  profundas, de material pétreo e de ligante. Este fenómeno torna-se particularmente activo na presença de pedras geladas.  

A permanência da humidade nas paredes produz ainda fenómenos secundários quando comparados com a degradação, mas bastante importantes no que se refere à habitabilidade; por exemplo, a resistência à transmissão do calor reduz-se para metade, em função da quantidade de água contida, com os bem notados inconvenientes de natureza higiénica e económica (bolores, despesas com aquecimento, etc.).  

A humidade, em conjunto com outros compostos de natureza quÌmica ou orgânica existentes nas alvenarias, na atmosfera ou no subsolo, provoca a formação de manchas ou de eflorescências, as quais, a longo prazo, provocam o destacamento de materiais dos paramentos. 

Recomendado para si:   Os Transportes e Comunicações
Baixar Documento