A bomba existente na aldeia de Stanton-by-Dale, no Nottinghamshire, foi montada em 1897 para comemorar “o beneficente reinado da Rainha Victoria”.
Originalmente tinha um grande bebedouro para cavalos e outro mais pequeno ao nível do chão para satisfazer a sede dos cães em passagem!
A certo ponto da sua história, o bebedouro para cavalos foi cheio com betão.
Este betão absorvia a água da chuva que congelava e expandia, produzindo numerosas fissuras ao correr da base do bebedouro, ao mesmo tempo que abria um buraco numa das faces e fracturava o canto do painel.
A parte superior da coluna decorativa da bomba também tinha grandes fissuras horizontais que desfeavam a sua aparência e a tornavam estruturalmente insegura.
Neste caso, as reparações envolveram a desmontagem da bomba para se poder remover todo o betão, após o que se empregou uma combinação da técnica dos gatos metálicos e de “implantes” para se repararem as fracturas e para se reporem as secções de metal em falta.
Além disso, a coluna da bomba foi tornada estruturalmente segura pela colocação de uma nova estrutura interior em aço.
Durante a fase de reconstrução, o braço e a bica da bomba foram fixadas seguramente e as secções decorativas restauradas na sua aparência anterior.
Actualmente resplandecente na sua camada de acabamento em tinta verde e dourada, a bomba irá continuar a deliciar os visitantes de Stanton-by-Dale.