Apontamentos A Reparação de Janelas Históricas em Madeira

A Reparação de Janelas Históricas em Madeira

As janelas de muitos edifícios históricos são um factor importante do carácter arquitectónico desses edifícios. O seu desenho, a sua construção ou outras suas qualidades podem fazê-las serem merecedoras de preservação. Isto é imediatamente evidente para as janelas ornamentais, mas também pode ser verdade para armazéns ou fábricas em que as janelas sejam o elemento visual dominante de um edifício que, de outra forma, seria liso.

A avaliação do significado dessas janelas e o planeamento da sua reparação podem ser um processo complexo envolvendo considerações objectivas e subjectivas. Os Standards for Rehabilitation da Secretary of the Interior e as suas linhas mestras de acompanhamento exigem o respeito pelo significado dos materiais e dos acessórios originais, reparando-os e mantendo-os, sempre que possível, e, quando necessário, substituindo-os por outros semelhantes.

Esta Nota Técnica trata das questões sobre significado e sobre reparação que estão implícitas nessas normas, mas a sua principal atenção é focada sobre as questões técnicas do planeamento para a reparação de janelas, incluindo-se a avaliação da sua condição física, as técnicas para a sua reparação e as considerações de projecto quando for necessária a sua substituição.

Grande parte da secção técnica apresenta técnicas de reparação sob a forma de orientações para a execução pelo próprio. No entanto, esta informação também pode ser útil para o arquitecto, para o empreiteiro ou para o investidor, em obras de larga escala. Ela apresenta uma metodologia de abordagem à avaliação e à reparação das janelas existentes, e considerações sobre a substituição, a partir das quais os profissionais podem desenvolver alternativas e especificar materiais e procedimentos adequados.

Recomendado para si:   Restauro de monumentos
Baixar Documento