Apontamentos A estrutura dos pavimentos

A estrutura dos pavimentos

Os grandes edifícios e os edifícios religiosos têm, normalmente, uma estrutura de pavimentos sólida ou abobadada que é integrante do próprio edifício.

No Victoria and Albert Museum, por exemplo, têm bases sólidas sobre as caves abobadadas dos pisos inferiores.

Os andares superiores usam uma grande variedade de estruturas, dependendo dos vãos a vencer, desde abóbadas até vigamentos em madeira. Alguns edifícios mais pequenos têm pavimentos térreos com lajes assentes no solo, e pavimentos sobrelevados com vigamento de madeira.

As casas de habitação, desde 1870 até cerca de 1910, tinham geralmente pavimentos com um vigamento de madeira modificado.

As vigas eram assentes ao mesmo nível que as dos pavimentos assoalhados circundantes, mas com sarrafos e tábuas de cofragem aplicados no fundo dessas vigas para formarem caixotões.

Os caixotões eram depois preenchidos com uma argamassa de cal, e os mosaicos assentes sobre uma camada húmida, com cerca de 12 mm de espessura, aplicada em cima da camada anterior.

Foram encontrados alguns pavimentos com vigamento de ferro e uma laje betonada de um tipo qualquer, outros suportados por grandes lajes de pedra de York, todos eles apoiados sobre pilaretes em alvenaria tijolo.

Onde se construiam lances de escada revestidos a mosaico, os próprios degraus eram normalmente formados por pedras de York encastradas na alvenaria de tijolo por ambos os topos, com suportes adicionais, também em alvenaria de tijolo, para os vãos de maiores dimensões.

Recomendado para si:   Tinta Descascada entre Camadas

Os espelhos dos degraus podiam ser em pedra de York, em tijolo rebocado, em mármore, ou em ardósia.

A partir de 1900, os pavimentos suspensos em madeira passaram a ser substituídos por bases constituídas por lajes betonadas.

Estas bases eram nominalmente de “betão”, mas consistiam, frequentemente, numa grande quantidade de cal com uma proporção variável de caco de tijolo, sem dúvida nenhuma, sobrante do trabalho geral de construção do edifício.

Tais lajes eram, geralmente, assentes directamente sobre o solo e não ficavam, de nenhuma maneira, ligadas à estrutura do edifício.