Apontamentos A Cal Hidráulica na Construção Nova

A Cal Hidráulica na Construção Nova

Existe um interesse crescente pela parte dos Projectistas na reintrodução da cal como um ligante de materiais de construção em projectos de construção nova.

Para trabalhos com pedra, particularmente onde sejam usados meios porosos, a cal é um material perfeito quer se trabalhe com juntas espessas ou finas.

Qualquer penetração da humidade na fachada é extraída tão depressa quanto entre em contacto com as juntas de assentamento.

Os trabalhos de acabamento em pedra ou em tijolo não sofrem de contaminações a partir das argamassas de assentamento, e a tolerância aos movimentos permite construir-se sem juntas de dilatação.

As argamassas básicas são fornecidas pré embaladas, na forma hidratada ou em pré doseamento, sendo fabricadas no Reino Unido com areia de pedra calcária de granulometria apropriada.

As argamassas de corantes naturais (terras) são pré doseadas para proporcionarem acabamentos coloridos que envelhecem ao tempo e se comportam de forma semelhante à da pedra natural.

A ligação garantida entre cal e cal permite serem executadas espessuras razoáveis sem o risco de delaminação entre as diferentes camadas.

A Unilit está particularmente adequada para a execução de rebocos característicos sobre “ashlar”, cornijas e molduras.

O baixo conteúdo em sais e o controle da cal livre nas argamassas assegura que a fachada é resistente às manchas por carbonatação.

Os pedreiros vêem favoravelmente a cal hidráulica por causa da sua excelente trabalhabilidade, conseguida pela adição de plastificantes sintéticos, e também pela facilidade com que é aplicada e amassada.

Recomendado para si:   Desenvolvimentos e Tecnologias recentes
Baixar Documento