Apontamentos A Aplicação de Gatos a Frio nas Serralharias Históricas

A Aplicação de Gatos a Frio nas Serralharias Históricas

A reparação do ferro fundido levanta um problema. Comparado com o aço e com o ferro forjado, o ferro fundido não pode ser soldado facilmente porque é relativamente quebradiço e pode ser danificado pelo calor.

Uma alternativa para a reparação dos originais históricos é a “aplicação de gatos a frio”.

Sendo uma liga de ferro com elevado teor em carbono, o ferro fundido é um material antigo que era valorizado pela sua grande resistência à compressão.

Com as grandes melhorias da tecnologia dos altos-fornos em meados do Séc. XVIII, o seu custo de fabricação caiu e a sua produção começou numa escala em massa.

Como é resistente à compressão, este material era muito apropriado para a fundição das colunas que suportavam os pavimentos industriais para cargas pesadas, nas florescentes fábricas e armazéns dos princípios da revolução industrial.

Sendo fundido, também era idealmente apropriado para a reprodução em massa de pormenores repetitivos: colunas, por exemplo, que podiam ser embelezadas com as ordens clássicas com um pequeno custo extra.

O crescimento do caminho-de-ferro viu-o usado na sumptuosa decoração das coberturas de plataformas, e permitiu uma larga distribuição dos pesados artigos em ferro fundido destinados a todas as aplicações concebíveis, pela nação inteira.

Os fabricantes exploraram as suas potencialidades até à exaustão.

Muitos dos melhores edifícios Britânicos tiveram origem na era Vitoriana quando a produção do ferro fundido estava no seu auge, quer para fins estruturais, quer para fins decorativos.

Recomendado para si:   Segurança Nacional

Este legado de artesanato pode ser visto actualmente numa rica variedade de estruturas exteriores, desde os ornamentados coretos Vitorianos até às bombas de aldeia.

No entanto, o ferro fundido é inerentemente frágil, pelo que não é invulgar terem ocorrido alguns danos com a passagem do tempo.

No interior dos edifícios, encontram-se frequentemente secções de balaustradas partidas ou fissuradas em consequência de danos “mecânicos” acidentais.

No caso deasestruturas exteriores, as serralharias também estão expostas aos elementos e ao risco de fractura por congelamento.

Baixar Documento