As fixações de topo inadequadas permitem que a folha de chumbo escorregue e saia da sua posição – por vezes erradamente referido como “creep”.
Este tipo de deficiência é provocado pelo emprego de métodos e por materiais de fixação sem ser tomada em consideração o peso da folha ou o grau de exposição ao levantamento pelo vento.
O peso do chumbo faz com que a folha escorra a partir de quaisquer fixações que estejam localizadas demasiadamente próximas do cimo dessa folha.
O método correcto de se fixar a um substrato em madeira (na cabeça dos painéis de folha de chumbo, em revestimentos de cobertura ou de paredes, por cima de um betume de terceiro grau) é com uma dupla fiada de pregos em cobre afastados de 75 mm, com a fiada superior a um mínimo de 25 mm da aresta superior.
Todas as fixações de cabeça devem ser cobertas com uma junta dobrada apropriada conforme o grau de inclinação.
Em geral, as fixações devem ser incluídas nos pormenores de juntas de união e o tamanho dos painéis deve ser reduzido para que sejam desnecessárias fixações intermédias.
Os rufos 8 e capeamentos 9 estão frequentemente fixados de forma insegura e, em anos recentes, os ventos fortes mostraram muitas das fraquezas dos pormenores de fixação.
Os rufos de recobrimento 10 devem ser encastrados nas paredes de tijolo ou de pedra com a beira do chumbo a uma distância máxima de 500mm.
Os rufos em degrau 11 devem ser fixados com uma beira em cada degrau. Devem ser pormenorizados grampos de fixação para todas as beiras das folhas de chumbo.
Devem ser pormenorizados para se adaptarem ao grau de exposição da folha de chumbo à força de levantamento pelo vento.
Todos os grampos devem ser fixados com tolerância suficiente para os movimentos térmicos. Nas publicações da LSA (1,2) existem mais pormenores de juntas e fixações.
A folha de chumbo deve ter um suporte contínuo feito com um material de apoio macio. Este suporte deve ter uma camada intermédia adequada entre o chumbo e o substrato.
Uma camada intermédia inadequada irá provocar a deformação e a rotura do chumbo – por vezes mesmo onde os painéis não estão sobredimensionados ou exageradamente fixados.
Os feltros para cobertura com superfície betuminosa ou as fibras orgânicas com um agente de colagem podem tornar-se pegajosos no tempo quente e provocar o aparecimento de uma ligação firme do chumbo ao substrato.
Existem mais informações numa publicação recente da LSA.