Apontamentos Conservação

Conservação

As autoridades actuais estão a ficar cada vez mais conscientes do efeito desastroso que a aparência das frontarias modernas das lojas e as suas sinaléticas têm causado nos nossos centros urbanos, e estão a impor limites apertados aos novos projectos.

A maioria das mais importantes ruas de lojas estão ao abrigo de áreas de conservação, e as autoridades locais normalmente terão que pedir a autorização dessas áreas de conservação para as alterações das frontarias originais das lojas.

Os exemplos mais antigos devem ser conservados a todo o custo. Todos os componentes originais têm um valor histórico que não pode ser reproduzido, comparável às mais finas antiguidades.

A substituição criteriosa de certos componentes, neles incluídos, em particular, os vidros e os metais, pode não ser fácil de encontrar.

Frequentemente, frontarias de lojas aparentemente novas podem conter um número suficiente de pormenores originais para permitirem um restauro minucioso do original. Faixas novas podem esconder a cornija original e a parte superior da verga da montra.

Nestes casos o restauro resulta inevitavelmente numa aparência substancialmente mais impressionante do que se poderia conseguir com uma substituição moderna corrente.

Quando não tiverem sobrevivido os projecto originais, a solução moderna deve ser a mais honesta aproximação possível, mas de elevada qualidade, podendo ser também apropriado, e por vezes preferível, um projecto tradicionalmente pormenorizado.

Em ambos os casos, a qualidade da pormenorização é crucial para o sucesso do projecto. Hoje em dia são vulgares os perfilados toscos e quadrados, executados em fábrica, que são frequentemente aplicados sem qualquer compreensão real sobre a maneira como uma caixilharia é construída.

Recomendado para si:   Causas dos Danos

São frequentemente incorporadas faixas secundárias, perturbando o ritmo das montras altas ao longo da rua, e a laje de pavimento, em betão, está frequentemente exposta.

Antes da chegada dos sistemas de alumínio, as frontarias eram quase sempre desenhadas para preencherem o vão, desde o pavimento até à face inferior da faixa, vulgarmente com um rodapé rebocado ou em madeira, e fixado ao pavimento.