Muitos dos fabricantes de mosaicos geométricos monocromáticos também produziam mosaicos decorados (de padrão), usando uma técnica medieval reinventada por Herbert Minton, que envolvia a inclusão de diferentes camadas de argilas coloridas para se criar um desenho.
A sua empresa foi particularmente bem sucedida e “Minton” é o nome mais vulgarmente encontrado no verso dos mosaicos decorados, apesar de terem existido várias empresas diferentes que incorporavam o apelido Minton.
Os mosaicos decorados eram mais vulgares em duas cores, o que significa o corpo numa cor (vermelho, por exemplo), impresso com um padrão preenchido com outra cor diferente (tal como o ocre).
No entanto, encontram-se imensos mosaicos com três e quatro cores, assim como também se podem encontrar com cinco ou seis cores se procurarmos um pouco mais – o Palácio de Westminster tem bons exemplos.
Esquemas típicos de mosaicos domésticos Vitorianos tardios: O pavimento de uma entrada antes e depois.
Os mosaicos decorados eram usados relativamente dispersos dentro do desenho geométrico, já que eram muito mais caros do que os mosaicos geométricos monocromáticos.
Tais mosaicos podem exibir algum desgaste excessivo, após cerca de cem anos de uso, já que as cores secundárias eram adicionadas sob a forma de uma camada fina de argila líquida, e eram frequentemente mais brandas do que o corpo do mosaico.
As diferentes cores adicionadas desgastam-se a velocidades diferentes, pelo que é bastante vulgar encontrar-se uma determinada cor completamente removida, e depressões aparecendo entre as outras cores do padrão.