A cal hidráulica é o produto da cozedura de calcários com presença de argila e de sílica, compreendidas entre os 10% e os 20% do peso; esta relação faz definir o índice da sua hidraulicidade.
A denominação de hidráulica corresponde à sua característica de fazer presa na água, ao contrário da cal aérea; diferencia-se, ainda, pela propriedade de não aumentar de volume em contacto com a água e de não desenvolver calor com a extinção.
Encontra-se normalmente em sacos de papel sob duas fabricações diferentes, a cal hidráulica e a cal eminentemente hidráulica, conforme a menor ou maior quantidade de argila contida.
A cal de boa quantidade reconhece-se pela sua leveza e pela típica efervescência em contacto com a água. Quando os pós são pesadões, compactos e parte deles são inactivos apesar de emersos, quer dizer que a cozedura foi excessiva.
A cal deve ser conservada num lugar apropriado, isento de humidade e separada da terra; se durante um certo período de tempo não for utilizada, é preferível conservá-la em contentores hermeticamente fechados.