Os graffiti devem ser removidos logo que aparecem; esta é a chave para a sua eliminação – e recorrência.
Assim, o objectivo desta Nota Técnica é auxiliar os proprietários e os administradores dos edifícios históricos em alvenaria a encontrarem a melhor forma de remoção dos graffiti exteriores aplicados nas superfícies, de uma forma rápida, eficiente e segura.
Esta Nota discute a variedade dos materiais usados para a aplicação de graffiti, e oferece orientação sobre como se removem graffiti de todos os tipos das alvenarias históricas sem se danificarem a sua superfície e o respectivo substrato.
São dadas também sugestões respeitantes ao uso de barreiras físicas para a protecção contra graffiti das superfícies em alvenaria, e sobre a aplicação de revestimentos protectores que facilitem a remoção dos graffiti.
Os administradores e proprietários dos edifícios históricos devem estar prevenidos para a importância de estarem preparados para uma rápida remoção dos graffiti, ensaiando antes diferentes técnicas de limpeza para poderem seleccionar a mais adequada e delicada técnica de limpeza.
São abordadas as questões de saúde e de segurança, bem como as ambientais, tal como as disposições regulamentares relacionadas.
A remoção de graffiti sem se provocarem danos nas alvenarias históricas é uma tarefa para equipas de manutenção treinadas e, nalguns casos, para conservadores profissionais, não devendo ser, geralmente, tentada por trabalhadores inexperientes, pelos proprietários ou pelos administradores dos edifícios.
Apesar de o objecto desta Nota serem as alvenarias históricas, podem ser aplicadas de forma idêntica as mesmas orientações na remoção de graffiti de alvenarias não históricas.