Apontamentos Unidade Temática: O programa do ensino das Ciências Sociais (4ª a 7ª...

Unidade Temática: O programa do ensino das Ciências Sociais (4ª a 7ª classe)

Introdução da Unidade Temática

A segunda unidade temática levará o formando a familiarizar – se com os programas de ensino de Ciências sociais do Ensino Primário. Para que este formando compreenda os conteúdos que irá leccionar, a unidade comporta uma reflexão sobre os objectivos das Ciências Sociais no período colonial e no pós independência da disciplina no Ensino Primário.

Evidências Requeridas da Unidade Temática

  • Esquematiza a estrutura do programa das Ciências Sociais;
  • Elabora uma tabela comparativa dos objectivos do Ensino das Ciências Sociais nos períodos colonial e pós independência;
  • Extrai nos documentos oficiais (programas do ensino), os conteudo do ensino de cada periodo.

Objectivo da disciplina de Ciências Sociais (História e Geografia) em Moçambique

Os objectivos de ensino em Moçambique, assim como em qualquer outro país, sempre estiveram condicionados ao sistema de educação vigente, que por sua vez, se submete ao sistema político. A definição dos objectivos e feita pelo poder político neste caso de Moçambique seria a Assembleia da República.

Neste contexto os objectivos da disciplina de Ciências Sociais (História e Geografia), aparecem dentro do contexto histórico. Nesta perspectiva destacam-se:

  • Objectivos do ensino das Ciências Sociais no período colonial;
  • Objectivos do ensino das Ciências Sociais no pós independência;
  • Objectivos do ensino das Ciências Sociais segundo o Sistema Nacional de Educação (SNE);
  • Objectivos do ensino das Ciências Sociais segundo o novo curriculum.
Recomendado para si:   Tintas de Têmpera

Objectivos das Ciências Sociais (Historia e Geografia) no período colonial

Os objectivos da educação em Moçambique eram para atingir a população nativa para os ensinar a ler, escrever e contar e não para fazer deles doutores. Educa-los de modo a fazer deles prisioneiros da terra e protege-los da atracção das cidades.

O aluno indígena assim chamado era proibido de desenvolver a nação espacial e cultural. Por essa razão os assuntos tratados na sala de aulas estavam ligados a Historia e geografia de Portugal.

Não se tomava em conta a realidade próxima do aluno e a observação dos factos.

A utilização dos mapas de grande escala de Portugal, permitia incutir nos alunos a ideia de que Portugal era maior que Moçambique.

Segundo Mondlane “ a análise do conteúdo dos livros indica em que tudo se focava a cultura, Historia e Geografia de Portugal”. O ensino jogou um papel relevante, sobretudo para a manutenção dos ideais coloniais que se traduziam, por um lado, na demonstração da grandiosidade da mãe – pátria.

Objectivos do ensino das Ciências Sociais no pós independência

Objectivos políticos formação do homem novo, armado ideologicamente e engajado de forma activa na luta contra a exploração do homem pelo homem.

Objectivos económicos referiam-se a integração do aluno num plano geral da reconstrução nacional e no seu empenho no desenvolvimento progressivo, constante e planificado da economia do país.

Recomendado para si:   A Supervisão do Direito Bancário

Objectivos científicos – pretendiam a formação do homem novo armado de conhecimentos científicos, os quais serviam para atingir os objectivos anteriormente referidos e, sobretudo, para uma correcta interpretação dos fenómenos do meio em que se encontra inserido o aluno.

Objectivos do ensino das Ciências Sociais segundo o Sistema Nacional de Educação (SNE)

  • Formar o aluno para que possa encarar com abertura diferentes ideias e opiniões, abordando cientificamente aspectos históricos e geográficos, do seu meio ambiente, em particular, e na perspectiva de tomada de soluções adequadas.
  • Desenvolver capacidades e habilidades no aluno, para que possa assumir, sempre, atitudes activas e conscientes sobre questões relacionadas com a Natureza e a Sociedade.
  • Desenvolver espírito de solidariedade.
  • Conhecerem conteúdos desde o mais próximo, localidade a mais distante Continente.