Introdução da Unidade Temática
Esta é a primeira unidade do Modulo de Didáctica de Ciências Sociais. Nela o formando vai adquitir noções básica da Didáctica do Ensino de Ciências Sociais e munir-se de ferramentas que o possibilitará gerir o PEA. Conhecrá o objecto, a importancia e a relação da DECS, com outras Ciências. Esta unidade vai levar o futuro professor ao conhecimento de noções básicas da didáctica.
Será nesta unidade que os formandos irão munir-se de ferramentas para compreenderem as restantes unidades.
Evidências Requeridas da Unidade Temática
- Esboça um esquema ilustrativo da relação da Didáctica de Ciências Sociais com outras Ciências.
Conceito de Didáctica de Ensino de Ciências Sociais
A Didáctica de ensino diz respeito a disciplinas específicas, dedicam-se ao estudo dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria de ensino; define-se como sendo o conjunto de procedimentos didácticos reflectidos nos seus métodos e técnicas de ensino que tem em vista alcançar objectivos definidos. A Didáctica de Ensino de Ciências Sócias (DECS) reflecte num conjunto de procedimentos referentes as disciplinas de História e Geografia.
Conceito de Ciências Sociais – é uma disciplina que faz parte do curriculum do ensino primário e engloba as cadeiras de História e Geografia.
Objecto de estudo da DECS – é aquilo que se vai tratar na disciplina. Deste modo o objecto de estudo é os procedimentos do ensino de Ciências Sociais, no processo de ensino aprendizagem.
Importância do estudo da disciplina de DECS
Esta disciplina é importante pois ajuda ao futuro professor no seguinte:
- Na investigação do essencial para o estudo das Ciências Sociais;
- Na utilização dos procedimentos adequados no processo de ensino aprendizagem;
- Na investigação das condições e particularidades de assimilação dos conhecimentos das Ciências Sociais;
- Na selecção aperfeiçoada dos métodos e meios ensino aprendizagem;
- Leva o futuro professor a adquirir um sistema de conhecimentos, habilidades desenvolvendo as sua capacidades intelectuais e valores morais;
- Importante salientar que esta disciplina não limitara iniciativa do futuro professor, antes pelo contrário, dá-lhe bases para o seu trabalho activo e criador.
Relação da DECS com outras disciplinas
As ciências devem completar o seu estudo com a contribuição de outras ciências. Nenhuma ciência pode trabalhar sem a colaboração de outra. Se as ciências não tivessem a colaboração de outras apenas atingiriam uma imagem parcial e, portanto incompleta da realidade a que se proporiam estudar. A disciplina de DECS estabelece relação com outras ciências como por exemplo:
- Ciências Sociais – esta e uma disciplina escolar, e estabelece uma profunda relação, pois transmite ao aluno os seus princípios fundamentais com o objectivo de os formar e educar. Para leccionação desta disciplina a DECS, utiliza os objectivos definidos no programa da disciplina de Ciências Sociais e dai selecciona o material de estudo, métodos e procedimentos de ensino adequados.
- Psico-Pedagogia – esta estabelece profundas relações, pois a Psico-Pedagogia fornece particularidades de idade e o nível de preparação do aluno, para determinar o volume e sobretudo, a profundidade e ordenamento dos conteúdos das Ciências Sociais, como também para a escolha dos métodos e meios de ensino aprendizagem.
- Apoia-se ainda na Matemática, economia, Ciências Naturais, etc.