Texto Narrativo e suas caracteristicas

Texto Narrativo

Como a própria palavra diz, textos “Narrativa” são aqueles que contam ou narram acontecimento e podem ser reais ou imaginares; é um enunciado enviado por um autor no qual coloca o narrador que conta ou narra a história que participam e que praticam as ações que estas desenvolve no determinado espaço e tempo.

É tipo de composição textual se constitui a partir de uma história (real ou imaginária), contada por alguém (narrador).

No texto narrativo, conta-se um fato que ocorreu (ou que poderia ter ocorrido, no caso da ficção) em determinados tempo e lugar, envolvendo personagens.

A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, do qual se desenvolvem as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço. Assim, a narração possui um narrador (quem apresenta o trama), as personagens (principais e secundárias), o tempo (cronológico ou psicológico) e o espaço (local que se desenvolve a história). Sua estrutura básica é: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho

Elementos fundamentais da narração:

  • Enredo (cação);
  • Personagem (ns);
  • Tempo;
  • Espaço (ambientação);

Foco narrativo/ narração de avanços (de 1ª ou 3ª pessoa), isto é, a perspetiva a partir da qual se conta a história, é caracterizada pelas orações ou acontecimentos de modo a possibilitar o avanço da história. São momentos de grande dinamismo. A que as personagens praticam as suas ações.

Os discursos/descrição ou momento de pausa (direto, indireto ou indireto livre) que representam as falas da personagem, é caracterizado pela descrição dos objetos personagens ambientes a esclarecimento de pormenores necessários para a compreensão da história; é onde o narrador situa os acontecimentos no tempo e no espaço e descreve as personagens.

Os textos narrativos podem ser apresentados sobre varias formas como: romances, novelas, contos, parábolas, lendas etc.

Estrutura da narrativa:

Exposição (apresentação das personagens, cenário ou época de ambientação da história);

Desenvolvimento (desenrolar dos fatos apresentando complicação e clímax);

Desfecho ou desenlace (resolução da trama).

Ficção e não-ficção

O texto narrativo ficcional diferencia-se do não-ficcional por apresentar fatos imaginários, ainda que sob um viés realista. – Principais géneros da ficção: conto, novela, romance, crónica, epopeia. – Principais gêneros da não-ficção: reportagem (jornalismo), depoimento, biografia, autobiografia, carta, diário, memórias. O discurso publicitário pode utilizar recursos de qualquer um desses géneros.