O índice mais importante de todos que merecem estudo é o Índice de Preço ao Consumidor (IPC).
Ele mede a evolução do nível de preços dos bens e serviços de consumo adquiridos ou vendidos pelas famílias.
As etapas necessárias para o seu cálculo são:
Realização duma pesquisa de pressupostos Familiares, na qual interessa averiguar a estrutura de consumo do grupo da população em análise. Este grupo da população denomina-se Estrato de Referência. Estimação, para o período base, dos bens e serviços consumidos pelo estrato de referência. Selecção dos bens e serviços que, pela sua importância, devem figurar no cálculo do índice. Este conjunto denomina-se cesta da compra. Especificação de todas as características dos artigos da cesta da compra. Selecção dos municípios (ou zonas) e dos estabelecimentos onde os dados serão recolhidos. Organização do trabalho de campo (garantir que a amostragem dos estabelecimentos comerciais ou mercados será aleatória simples, aletória estratificada, aleatória sistemática ou aleatória por conglomerado). Numa economia centralizada de produção, a amostragem pode ser intencional, em virtude dos preços seguirem uma regra pré-estabelecida. Processamento da informação recolhida e realização dos cálculos.