Apontamentos Processamento Digital de Imagens (PDI)

Processamento Digital de Imagens (PDI)

Nos últimos trinta anos, a utilização de imagens digitais oriundas do Remote Sensing possibilitou um grande desenvolvimento das técnicas voltadas para a análise de dados multidimensionais, adquiridos através de diversos sensores remotos.

Tais técnicas recebem o nome de processamento digital de imagens, pois permitem melhorar e aperfeiçoar o aspecto visual de certas feições para o analista técnico ajudar na análise e desenvolvimento da sua interpretação.

Geram produtos que podem ser, posteriormente, usados em outros processamentos.

Na óptica de CROSTA (1992), a função primordial do processamento digital de imagens é a de fornecer ferramentas para facilitar a identificação e a extracção das informações contidas nas imagens, para posterior interpretação.

O Processamento Digital de Imagens é a manipulação numérica de imagens digitais por computador, de modo que a entrada e a saída sejam imagens, onde melhora a sua visualização (aspecto visual) de certas feições estruturais, a partir do comportamento do número digital (ND), correspondente a radiância dos pixéis de cada objecto ou alvo.

Recomendado para si:   Consciência da Ilicitude
Baixar Documento