Apontamentos Outros Emplastros e Geles

Outros Emplastros e Geles

Os agentes de limpeza são frequentemente misturados num veículo sob a forma de gel, normalmente à base de CMC (carboximetilcelulose).

Os geles que contém agentes de limpeza alcalinos, tais como o carbonato de amónio, são recobertos com filme plástico depois da sua aplicação sobre a superfície e, assim, funcionam como compressas, não como verdadeiros emplastros.

Podem ser desenvolvidas outras compressas de limpeza mais específicas para problemas particulares de limpeza sobre escultura ou pormenores decorativos em alvenaria.

Um emplastro que foi desenvolvido para a limpeza de pedra calcária é o emplastro quente do Professor Robert Baker e foi inicialmente usado na Catedral de Wells.

A cal apagada quente é altamente alcalina e amacia os depósitos negros de sujidade e a crosta de “sulfatos” existente sobre a pedra calcária.

Apesar de ser bem sucedido até certo grau, este método é difícil de controlar e é não selectivo, pelo que actualmente é raramente usado, mesmo no campo da conservação da pedra.

O “emplastro Mora” emprega amónio e bicarbonato de sódio, EDTA e um surfactante num gel de CMC, sendo usado, por vezes, sobre a pedra calcária.

Recomendado para si:   A responsabilidade social no contexto das organizações
Baixar Documento