Os Tipos de Turismo

Os produtos turísticos

De forma geral, as linhas de produtos turísticos mais procurados são: turismo de sol, de praia, ecoturismo, aventurismo, de negócio, de visita, montanha, termal, desportivo, recreativo, literário, religioso, ambiental, militar, histórico e outras.

i. Turismo cultural

Praticado para aquisição de novos conhecimentos. Este tipo de turismo compõe-se de um público bem específico. O termo cultura é mais abrangente, porém se refere aos estilos de vida, a valorização do património artístico como cinemas, templos, fortalezas, feiras, arenas, antigas cidades e vilas, museus, praças e locais onde são organizados grandes festivais culturais. Por exemplo: A Fortaleza de Maputo, Ilha de Moçambique, Baía das Gatas em Cabo Verde, etc.

ii. Turismo cinergético

É o conjunto de actividades turísticas relacionadas com a caça, pesca desportiva, fotografia, recreação, comércio, filmagens, contemplação de animais selvagens e vegetação.

iii. Ecoturismo (turismo ecológico)

É o conjunto de actividade turísticas desenvolvidas em áreas naturais visando a conservação do meio ambiente e a promoção de bem-estar das comunidades locais.

iv. Turismo desportivo

Acontece em locais organizados para grandes eventos com as manifestações desportivas, no entanto é notável nas grandes movimentações de pessoas nos jogos olímpicos, campeonatos mundiais, continentais e em cada país assim como nas caças desportivas, pesca desportiva, alpinismo, golfe, ténis, atletismo, centros hípicos, da fórmula 1 e outros desportos de índole profissional.

v. Turismo recreativo

É praticado em locais de lazeres, sobretudo nas praias, ilhas exóticas, nos parques e reservas, nas barragens em vista a desfrutar de belas paisagens naturais pelas viagens por simples prazer, espírito de imitação e mistura de ambientes.

vi. Turismo literário

Trata-se de um turismo em que o turista procura um contacto directo com o autor de uma determinada obra literária, por questão de reconhecimento ou devoção. Alguns o fazem pela simples observação do local, antes visto em filmes, jornais, revistas, internet ou mesmo em novelas. Os turistas literários, muitas das vezes, visitam esses locais, porque inspiraram muitos autores para produção de certas obras literárias.

vii. Turismo religioso

Trata-se de um turismo organizado de forma individual ou colectiva, em romarias, penitências, castidades, peregrinações movido por cumprimento de certas confissões, dogmas, pactos, arrependimento, promessas, votos e/ou fidelidade, sobretudo em locais sagrados e santuários. Por exemplo: Peregrinação à Fátima (Portugal), à Lourdes (França), à Meca, à Namaacha, à Jerusalém, etc.

viii. Turismo ambiental ou ecoturismo

Este turismo é considerado ecológico ou ecoturismo, este envolve viagens para lugares naturais pois promove o contacto directo com a Natureza e a promoção de bem-estar das comunidades locais.

ix. Turismo de montanha

Está associado a prática de alpinismo, aos desportos radicais e do inverno (na neve). Por exemplo do turismo praticado na Serra das Estrelas (Portugal) e nas Himalaias (Ásia- cordilheira dos Andes).

x. Turismo rural

Está ligado a vivência, hábito e costumes com o meio rural, visita as antigas ruínas (palácios e casas tradicionais). Por exemplo: No antigo reino de Grande Zimbabwe.

xi. Turismo de aventura (aventurismo)

Este tipo é praticado maioritariamente por jovens e está ligado aos desportos radicais. Por exemplo a corrida de bicicletas, alpinismo etc.

xii. Turismo termal

Esta prática é uma das mais antigas e está associada com o aproveitamento das águas termais (nascentes de água quente), pois são benéficas a saúde e o bem-estar. De referir que as suas águas são usadas para fins medicinais. Esses locais são mais comuns nos Açores, Indonésia, Sibéria e Moçambique (Niassa e Zambézia).

xiii. Turismo balnear

Está associado ao mergulho (praia, piscinas e cascatas). Por exemplo: Cascatas de Namaacha, Costa do Sol, Bilene, Xai-Xai, Tofo, Bazaruto, Zalala, Wimbe entre outras.

xiv. Turismo sénior

Resulta do envelhecimento da população, este tipo é mais praticado nos países mais desenvolvido do Mundo, devido a predominância da população da terceira idade, sobretudo na Europa Ocidental e Central, EUA, Canadá e Japão.

xv.Turismo militar

É praticado nas antigas bases militares, bases navais e quartéis que serviram de locais de inspiração para muitos militares e heróis em todo Mundo.