Apontamentos Os Problemas Demográficos Actuais

Os Problemas Demográficos Actuais

Os problemas actuais da população

De uma forma organizada, identifique os problemas demográficos actuais no mundo.

Os problemas demográficos actuais são: o superpovoamento, fome, desemprego e miséria, degradação da vida social e degradação dos recursos. Correcto! Agora vamos explicar em por menores.

i) O superpovoamento

O superpovoamento é devido a explosão demográfica, sobretudo no continente africano e nas médias e grandes cidades mundiais.

Fala-se de superpovoamento quando o país não está em condições de assegurar as necessidades dos seus habitantes.

ii) As guerras

Uma das causas das elevadas taxas de mortalidade são as guerras entre as nações, tribais e políticas. Em termos económicos muitos países contraíram muitas dívidas por despesas militares.

iii) O desemprego

O elevado índice de desemprego é devido aos movimentos migratórios da população, na procura de melhores condições de vida sobretudo de campo para cidade (êxodo rural).

iv) Analfabetismo

O maior índice nos países em via de desenvolvimento (PVD’s) sobretudo em África, América latina e Sudeste asiático.

v) Fome, pobreza e miséria

Muitos países em via de desenvolvimento enfrentam muitos problemas de miséria devido a ausência de políticas agrárias claras, calamidades naturais e desastres naturais.

A fome é a responsável pelas doenças como marasmo, raquitismo e anemia.

O conceito pobreza é de difícil definição porque a pobreza pode ser relativa ou absoluta. A pobreza relativa significa que certos países são menos ricos que os outros, por outra, certos cidadãos conhecem uma abundância menor que a de seus vizinhos.

Recomendado para si:   Declaração de Amsterdão sobre Património Arquitectónico Europeu – Realizada em entre 21 e 25 de Outubro de 1975, em Amsterdão

A pobreza absoluta está associada a problemas de saúde (doenças) analfabetismo e má nutrição, pois as pessoas são vítimas e privadas de ter acesso às necessidades básicas para a sua sobrevivência.

vi) Degradação da vida social

De uma forma geral nas médias e grandes cidades é notório, os bairros de luxo e bairros pobres. Os bairros pobres apresentam infra-estruturas abandonadas (Jardins públicos, lojas e armazéns).

vii) Degradação dos recursos

Actualmente, devido ao superpovoamento, a sobreposição sobre os recursos naturais (florestas, recursos hídricos, solos e meio ambiente). Também, há sobreposição de infra-estruturas sociais como sobre edifícios, estradas, hotéis, escolas, hospitais, etc.