Os Novos Espaços Industrializados no Mundo

Os novos países industrializados (NIP’s)

Qual foi o factor que terá influenciado para o surgimento de novos países industrializado, no Mundo?

Na segunda metade do século XX, alguns países em via de desenvolvimento tiveram um considerável crescimento industrial, graças aos investimentos próprios, empréstimos bancários e multinacionais.

Os factores que explicam esse crescimento industrial estão relacionados com a crescente concorrência e os elevados custos da mão-de-obra nos países desenvolvidos, portanto as empresas transferiram alguns sectores de produção mais necessitados de mão-de-obra para os países em via de desenvolvimento.

Em consequência desses factores, muitos países iniciaram um rápido processo de industrialização e passaram a ser designados por NIP – Novos Países Industrializados. Entre eles, destacam-se a Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, a Malásia, a Tailândia, o México, o Chile, a Argentina e o Brasil.

As maiores concentrações industriais do Mundo

Os maiores centros industriais mundiais concentram-se em:

  • Nas regiões mais desenvolvidas do Mundo (América do Norte, Europa e Japão);
  • Noutros países com grande dimensão territorial como: a Federação Russa, a China, a Argentina, o Brasil, o México e a Índia;
  • Nos países do Sudeste Asiático (Coreia do Sul, Singapura, Taiwan, Malásia, etc.);
  • No litoral, ou junto a grandes lagos;
  • Próximo das principais aglomerações urbanas.

Depois de aprendida a lição, vamos testar o nível de aprendizagem da lição resolvendo os exercícios que se seguem. Bom trabalho!