Apontamentos Os Movimentos Migratórios: Tipos de Migrações

Os Movimentos Migratórios: Tipos de Migrações

As migrações

As migrações podem ser classificadas a partir de vários critérios, tais como: a forma, ao controlo e duração do tempo e espaço.

Vamos classificar as migrações quanto ao tipo, um voluntário, por favor!

Quanto a forma podem ser: voluntárias ou forçadas. São migrações voluntárias quando a decisão da mudança de residencial habitual é feita por vontade própria.

São forçadas quando as pessoas são obrigadas a mudar da sua residência habitual.

Quanto ao controlo podem ser: legais ou clandestina.

São migrações legais quando se faz um registo e comunicação as entidades oficiais.

São clandestinas quando as pessoas entram e residem num determinado país ou espaço sem efectuar o registo legal.

Quanto a duração de tempo podem ser: temporárias, pendulares e definitivas.

São migrações temporárias quando obedecem uma periodicidade, ou seja se forem feitas por um intervalo de tempo determinado.

São pendulares se forem movimentos diários de vaivém, por exemplo a ida e volta de casa – escola – casa ou casa – serviço – casa.

São migrações definitivas quando as pessoas se deslocam por um tempo indeterminado.

Quanto ao espaço podem ser: internas e externas.

As migrações internas ocorrem dentro do mesmo país. Por exemplo o êxodo rural (a saída de pessoas de áreas rurais para a cidade).

As migrações externas ou internacionais referem-se a deslocação de pessoas de um país para o outro. As migrações internas assumem duas formas: Emigração e Imigração.

Recomendado para si:   Elementos para o conhecimento do objecto

Emigração é a saída voluntária de nacionais para um território estrangeiro com a intenção de aí fixarem, temporária ou definitivamente a sua residência.

Imigração é a entrada de indivíduos num país com intenção de nele fixarem, temporária ou definitivamente, a sua residência.

O saldo migratório é a diferença entre a imigração e emigração. (SM = I – E). Diz-se que o saldo migratório é positivo quando a imigração é maior do que a emigração.

Diz-se que o saldo migratório é negativo quando a imigração é menor do que a emigração (houve mais saída de pessoa para o estrangeiro).

Crescimento efectivo é a soma aritmética do crescimento natural e do saldo migratório. A taxa de crescimento efectivo é o resultado da soma das duas taxas.

Depois da aula, chegou o momento de avaliar o nível de aprendizagem.