Os Factores da Distribuição Espacial da População Mundial

Factores físico-naturais

i) O clima

As maiores concentrações humanas encontram-se na zona temperada de Norte, entre os paralelos 20o e 60o N, no clima temperado. Este clima é mais atractivo, por isso estimula as actividades humanas.

As menores concentrações humanas registam-se nos climas frios, sobretudo nas regiões polares e de grandes altitudes pois, possuem baixas temperaturas, nas regiões desérticas onde as temperaturas são elevadíssimas e isso, está associada a escassez da humidade atmosférica para a sobrevivência humana.

Nas regiões tropicais, é devido a abundância das chuvas, doenças endémicas e tropicais (malária e cólera) e da predominância de florestas densas.

ii) O relevo

As maiores elevações terrestres (cadeias de Himalaias, Andes e Montanhas Rochosas da América do Norte) são os maiores vazios humanos do planeta.

O relevo montanhoso dificulta a comunicação entre a população, e apresenta solos pobres para a pratica da agricultura, associado a isso, também é devido ao factor relevo ou seja quanto maior for a altitude menor será a temperatura.

iii) O solo

A população concentra-se nos solos mais férteis, junto as margens dos rios e lagos, sobretudo nas planícies fluviais e lacustres e nos vales das montanhas.

iv) A vegetação
As menores concentrações da população verifica-se nas florestas densas de África, América e Oceânia, e nas florestas subárcticas de Europa e Ásia.

v) Recursos hídricos

Regista-se mais concentrações ao longo do litoral, junto aos portos marítimos, lacustres e fluviais dos continentes. Na Europa é comum verificar-se concentrações humanas ao longo dos rios e lagos devido ao acesso a água potável para o consumo doméstico e industrial, desporto aquático e como vias de comunicação.

Depois de ter aprendido vamos testar o nível de aprendizagem da lição, resolvendo os exercícios que se seguem.