Apontamentos Origens da Poluição do Mar

Origens da Poluição do Mar

Origens da Poluição do Mar

Existem várias origens para o lixo, de origem terrestre temos o Littering (lixo de forma descuidada na costa), deposição de resíduos sólidos, aterros sanitários, actividades industriais, águas pluviais, transborde de águas de esgoto; de origem marinha temos a pesca comercial, embarcações recreativas, navios marcantes, militares e de investigação científica e plataformas de petróleo e de gás offshore. Nesse sentido, compreende-se a relevância da preservação das águas marítimas, não apenas pela vida que se concentra nos mares, mas por todo o ser vivo que
possui alguma ligação com a água salgada.

Conhecimento dessa informação: cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos anualmente.

Os resíduos descartados no oceano possuem origens distintas, como plásticos, papeis, restos de alimentos, pneus, vidro, entre outros materiais, no entanto a fonte mais expressiva de lixo depositado são os plásticos. Estima-se que cerca de 85% de todo lixo encontrado nos mares e oceanos é composto por plásticos. Toda essa poluição, pode causar a morte dos animas marinhos pois todos os resíduos fazem o animal confundir o plástico com água viva ou outro tipo de alimento, ingerindo resíduo durante o processo de alimentação.

Há ainda outros resíduos que acabam sufocando, aprisionando ou machucando os animais aquáticos; A poluição no oceano afecta as plantas, sendo muito ruim para a sociedade, uma vez que os plânctones e as algas são os responsáveis pela grande produção de oxigénio na terra e também de alimento para outros animais marinhos. Quando há crescimento desacelerado de um animal ou a morte desproporcional de outro gera-se um desequilíbrio na cadeia. Por este motivo, os resíduos jogados no oceano afectam directamente a cadeia; Contaminação dos peixes e outros animais marinhos que serão consumidos podendo trazer ao ser humano problemas intestinais ou danos mais sérios a saúde; A água se torna imprópria para o banho; Como os peixes e outros animais marinhos são infectados pelos resíduos, a pesca sofrerá danos directos, resultando em perdas económicas para o comercio e a população local; Multas para empresas causadoras do rejeito de resíduos do mar; Danos aos pássaros que se alimentam dos peixes do mar.

Recomendado para si:   Âmbito e Disciplina do Direito Penal

Outras causas da poluição do mar que são mais recotentes:

  • Sinistros marítimos, tais como encalhes, afundamentos, explosões, rombos e colisões entre navios que transportem HC, como carga ou combustível próprio e/ou HNS.
  • Descarga de águas oleosas de porões, de lavagem de tanques de carga e lastro de navios.
  • Derrames em operações de trasfega entre navios, e através de embarcações.
  • Efluentes industriais e urbanos (origem telúrica).
  • Derrames de campos de exploração petrolífera situados no mar (offshore).
  • Precipitação de HC que se evaporaram para a atmosfera.