Apontamentos O Litoral Moçambicano e o Traçado da Linha da Costa 

O Litoral Moçambicano e o Traçado da Linha da Costa 

O território moçambicano possui uma costa de cerca de 2700 km, banhada pelo Oceano Índico. A zona costeira moçambicana vai do rio Rovuma, a Norte, na fronteira com a república da Tanzânia até a Ponta de Ouro, no Sul, na fronteira com a República da África do Sul.

Duma maneira geral, a linha da costa moçambicana é rectilinea apresentando contudo uma série de saliência e reentrância não divulgadas; entretanto as enormes reentrâncias nessa costa são as Baías de Sofala e Maputo.

A orientação do traçado é predominantemente Norte – Sul e Norodeste – Sudeste. Os traçados da linha da costa com orientação Norte – Sul de Cabo Delgado á Ilha de Moçambique.

Da foz do rio Púngué á foz do rio Gorongosa; do cabo das Correntes (Inhambane) ao Paralelo 24º Sul (Sul do cabo das Correntes) e do cabo Santa Maria (Sul da Inhaca) á ponta do Ouro.

Os traçados da costa com orientação Nordeste – Sudeste: da Ilha de Moçambique a foz do rio Púngué do paralelo 24º Sul ao estuário da confluência dos rios Matola, Úmbeluzi e Tembe.

Intercalados a estes troços de orientação predominante encontra – se partes do traçado cuja orientação varia de Nordeste – sudeste, caso da linha da costa que vai do rio Gorongosa ao cabo de São Sebastião em Vilanculos e dos estuários dos rios Matola, Úmbeluzi e Tembe ao extremo Sul da baia de Maputo. Além dos traçados de orientação não descrita dizem respeito as costas de algumas saliências e reentrâncias.

Recomendado para si:   Publicidade e Transparência

Resumo

Em suma, a orientação do traçado da costa Norte – Sul, são relativamente mais recortadas e apresenta maior número de reentrância e saliência e relaciona-se com uma plataforma continental estreita e agrupta. Enquanto a de orientação Nordeste – Sudeste apresenta uma costa praticamente rectilínea, com maior relevância para costa de Inharrime – Incomáti, relacionando com uma plataforma larga e suável.