O Comércio Mundial – O Conceito e as suas Particularidades

Conceito Comércio

O termo comércio prove do latim commercium que significa troca de mercadorias. O comércio é toda a troca de bens, serviços, valores, comprar algo útil tendo em conta os mecanismos de oferta e procura, por meio de acordos pré estabelecidos entre diferentes parceiros.

Os tipos de comércio

A. Comércio interno

O comércio interno é realizado no interior de um determinado país. Este comércio pode ser a grosso ou a retalho
O comércio a grosso consiste na aquisição dos produtos directamente às unidades produtivas ou aos importadores para depois os revender aos retalhistas, geralmente em grandes quantidades.

O comércio a retalho é o tipo de comércio familiar praticado pela maioria das pessoas, consistindo na venda de bens, serviços ou mesmo tecnologia ao público consumidor, geralmente em pequenas quantidades.

B. Comércio internacional

O comércio internacional ou externo é realizado entre diferentes países ou blocos económicos regionais ou mesmo por associações comerciais mundiais.

A evolução do comércio mundial

À medida que as economias se desenvolveram e as comunidades se tornaram mais abertas, as trocas comerciais ganharam outros contornos na escala mundial, devido aos seguintes aspectos:

  • A redução dos custos de transportes e os fortes progressos nas comunicações devido a internet, pagamentos online, uso de cartões de créditos, cheques bancários, cartão;
  • Visa e outras tecnologias de ponta;
  • A estratégia das empresas multinacionais e transnacionais que se instalaram em diferentes países;
  • Acrescente especialização regional (os países são cada vez menos auto-suficiente e especializam-se em determinados produtos e importam outros);
  • Ao estabelecimento de acordos internacionais que vieram a estabelecer regras de regulamentação do comércio mundial.