Apontamentos O Canal de Moçambique

O Canal de Moçambique

O Canal de Moçambique é a porção do Oceano Índico localizado entre Madagáscar e a costa da África Oriental, aproximadamente entre as latitudes 10º – 25º Sul. A sua maior largura é cerca de 400 milhas marítimas.

É uma depressão cuja origem está relacionada com as acções téctonicas de dobramento acompanhadas por fracturas sem deslocamentos, mas provocaram afundamento do espaço compreendido entre Moçambique e a Ilha de Madagáscar.

O Canal de Moçambique apresenta uma profundidade igual ou superior á 1000 m em várias partes da sua extensão podendo alcançar localmente cerca de mais 2000 m de profundidade.

A velocidade média das águas no Canal de Moçambique, próximo da costa de Moçambique é de 1 – 1.5 nós  de Outubro – Fevereiro, tendo uma máxima de 5 nós, (1 nós = 0.51 m/s).

Nos restantes períodos do ano a velocidade m’edia não ultrapassa 1 nós tornando-se mínima no período de Maio – Julho.

As águas do Oceano Índico apresentam uma salinidade de 36‰ e, apresenta temperaturas médias anuais de 26º c. e de maneira geral o Oceano apresenta cor azulada excepto nas profundidade das costas de lama e sobretudo nas desembocadura dos rios onde apresenta a cor verde – acastanhadas com tons mais ou menos escuros.

A Plataforma Continental

A plataforma continental tem extensão variável, a saber: 

  • É bastante estreita ao longo da faixa entre o estuário do Rovuma ao rio Ligonha aproximadamente. Aqui e em particular da Ilha do Ibo – Ilha de Moçambique as suas menores larguras e apresenta-se bastante abruptas acontecendo que da escassa plataforma precipita-se quase imediatamente para profundidade igual ou maior a 1000 m.
  • Para Sul do rio Ligonha alarga-se gradualmente atingindo a sua maior largura na baía de Sofala com cerca 1400 km da costa contra pouco mais ou menos 3 km da largura de alguns pontos da faixa.
  • Tornar-se estreita do cabo de sebastião ao Cabo das Correntes para Sul deste ponto alarga-se ligeiramente na costa Sul de Inhambane e na baía de Maputo, voltando a estreitar-se até ao extremo Sul do território moçambicano.
Recomendado para si:   Parâmetros Indicadores

As particularidades da temperatura e salinidade das águas do Canal de Moçambique, fazem das Ilhas e de alguns pontos da costa tenham ambientes propício para o desenvolvimento de colónias de corais.