Apontamentos Módulo Didáctica das Ciências Sociais

Módulo Didáctica das Ciências Sociais

Introdução ao Módulo

O módulo Didáctica das Ciências Sociais pretende que o futuro professor conheça com maior profundidade alguns aspectos inerentes ao ensino das Ciências Sociais, familiarizando-se com diferentes metodologias que lhe permitirá fazer uma análise exaustiva e crítica do Programa do Ensino Primário para esta área do saber. Neste módulo é também solicitado aos futuros professores a adopção de uma postura crítica e reflexiva face à singularidade dos vários temas a trabalhar nesta área.

Competências a Desenvolver no Módulo

O módulo Ensinar Ciências Sociais visa levar o formando a aplicar os princípios e metodologias de ensino da Ciências Sociais; planificar e dar aulas de acordo com programa de ensino demonstrando segurança no domínio da matéria disciplinar e capacidade de gestão do plano de lição, dos meios de ensino, da participação activa dos alunos e da disciplina na turma; avaliar as competência e a utilizar a análise e a reflecção permanente sobre a sua prática pedagógica e dos colegas como base para a solução dos problemas do PEA.

As competências a serem materializadas neste módulo provém do plano curricular do curso de Formação de Professores Primários e são operacionalizadas em todas as áreas curriculares e de forma específica nos módulos tendo sempre em conta os elementos de competências, critérios de desempenho e evidências requeridas. Assim, no fim deste módulo o formando deverá desenvolver as seguintes competências:

  1. Promove o espírito patriótico e de cidadania, regras de convivência democrática e valores universais;
  2. Comunica adequadamente em vários contextos;
  3. Age de acordo com os princípios éticos e deontológicos associados à profissão professor;
  4. Demonstra os conhecimentos científicos do ensino primário;
  5. Demonstra domínio dos conhecimentos das ciências da Educação relacionadas com o ensino primário;
  6. Promove o auto – desenvolvimento profissional e envolve-se num trabalho cooperativo, colaborativo e articulado;
  7. Planifica e medeia o processo de ensino aprendizagem;
  8. Avalia necessidades, interesses e progressos dos alunos, adaptando o processo de ensino – aprendizagem à sua individualidade e ao contexto;
  9. Desenvolve e utiliza estratégias e recursos didácticos estimulantes de sucesso para situações concretas de aprendizagem.
Recomendado para si:   Reparação em coberturas e em remates de folha de chumbo

Resultados de Aprendizagem do Módulo

  • Agir como facilitador do PEA demonstando capacidade de gestão do plano de lição, dos meios de apoio ao PEA (particularmente do livro escolar), da participação activa dos alunos, da disciplina na turma e de auto-avaliação da prática pedagógica;
  • Avaliar o progresso dos alunos, analisar os resultados e usá-los para melhorar o seu desempenho e dos alunos;
    Produzir ou adaptar avaliar recursos didácticos que estimulam a aprendizagem;
  • Utilizar a análise e reflecção permanente sobre a sua prática pedagógica e dos colegas como base para a solução dos problemas do PEA;
  • Analisar criticamente manuais escolares do Ensino Primário actualmente utilizados em contexto escolar;
  • Avaliar as suas necessidades e dificuldades profissionais de modo a administrar a sua aprendizagem e formação contínua;
  • Dominar o uso do programa das ciências sociais.