Apontamentos Modelos de desenvolvimento comunitário implementados em Moçambique

Modelos de desenvolvimento comunitário implementados em Moçambique

Introdução

Moçambique é um país da África Austral, que enfrenta problemas de pobreza que se reflecte nas áreas saúde, acesso à água e saneamento, à educação, habitação, acesso a informação e formação, tal como outros países africanos, e não só, e tem estado a buscar mecanismos através dos quais procura minimiza este mal convista alcançar o crescimento económico e deste modo entrar na corrida ao desejado desenvolvimento, a partir do desenvolvimento endógeno, o qual segundo AMARAL, F. (1991:2), é entendido como um processo de crescimento econômico que implica uma contínua ampliação da capacidade de agregação de valor sobre a produção, bem como da capacidade de absorção da região, cujo desdobramento é a retenção do excedente econômico gerado na economia local, e esse processo tem como resultado a ampliação do emprego, do produto e da renda do local ou da região.

De acordo com SILVA, M. (1962:6), desenvolvimento comunitário refere-se ao conjunto dos processos pelos quais uma população une os seus esforços aos dos poderes públicos como fim de melhorar a sua situação económica, cultural e social e bem assim integrar-se na vida da nação e contribuir para o progresso nacional geral. 

Para a mesma autora, em favor do desenvolvimento comunitário diz-se ainda que, se o desenvolvimento opera sempre uma transformação profunda dos indivíduos e dos grupos humanos, devem ser estes os autores dessa transformação — tomando consciência dela, escolhendo-a,assumindo-a, realizando-a, que o mesmo é dizer que o desenvolvimento deve processar-se por iniciativa, com a participação e sob a responsabilidade daqueles a quem vai beneficiar, como é caracteristica do desenvolvimento comunitário SILVA, M. (1962:7).

Recomendado para si:   Princípio da Publicidade

Actualmente, o sucesso de uma comunidade depende da sua habilidade em se adaptar à dinâmica local, nacional e internacional da economia de mercado.

Estrategicamente planejado, o desenvolvimento economico local está sendo cada vez mais usado para fortalecer a capacidade local das comunidades de uma região, melhorar o ambiente para investimentos e aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios locais, dos empreendedores e dos trabalhadores.

A capacidade das comunidades para melhorar a qualidade de vida, criar novas oportunidades econômicas e lutar contra a pobreza, depende dessas serem capazes de compreender os processos de desenvolvimento comunitário e agirem estrategicamente no mercado que muda constantemente e que é cada vez mais competitivo. MURPHY, F. et all (2006:9) 

O desenvolvimento comunitário parte da baseadas necessidades sentidas pela população e sobre elas constrói o plano de acção contando, desde o começo, com a iniciativa, a responsabilidade e liberdade de escolha por parte dos interessados. SILVA, M. (1962:7)

O presente trabalho é da disciplina de Desenvolvimento Comunitário e pretende compreender a implementação dos modelos de desenvolvimento comunitário em Moçambique. Na primeira abordagem procura-se trazer os modelos de desenvolvimento comunitário segundo HERMANO (Coord.), e no momento posterior explicar os modelos de desenvolvimento comunitário implementados em Moçambique.

Baixar Documento