Lenda e suas características

Lenda e suas características

São narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registadas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.

Características de uma Lenda:

Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos;

Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos;

Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade;

Fazem parte da realidade cultural de todos os povos;

Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica;

Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas;

Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão reinterpretação daqueles que a propagam.

Classificação das lendas:

Quanto a tipologia as lendas podem ser:

Lendas mitológicas – são contadas em certas localidades e abordam factos que, segundo o povo, tiveram intervenções do diabo, de fantasmas, de gigantes, de bruxas, de sereias, de feiticeiras ou de monstros.

Lendas etimológicas – são aquelas que estão na origem de nomes de povoações ou lugares (como por exemplo a lenda da Ilha da Madeira).

Lendas de mouros e mouras – estão associadas ou à morte ou à prosperidade. Na acção quase sempre  as mouras aparecem a pentear-se ao luar com um pente de ouro. Estas lendas

Lendas religiosas – são narrativas cristãs onde Jesus Cristo e Maria intervêm na vida dos humanos.

Lendas históricas – referem-se a personagens da História de um país, locais ou monumentos históricos. Por vezes,   são contadas de uma forma exagerada, extraordinária e simbólica.