Apontamentos Importância Económica dos Recursos Pedológicos

Importância Económica dos Recursos Pedológicos

Importância económica dos recursos pedológicos

É por meio do solo que alguns animais se alimentam e que grande parte dos alimentos são produzidos. Logo, o solo é o fundamento básico para a produção agrícola.

Ao consumir os alimentos, as vitaminas e minerais são absorvidos pelo corpo em razão dessas substâncias terem sido retiradas da terra. O mesmo acontece quando nos alimentamos de animais que, por sua vez, se alimentaram de plantas que absorveram as vitaminas e minerais do solo.

O solo também é importante para o desenvolvimento da urbanização, pois ele é uma matéria-prima necessária para a construção de casas e edifícios. No entanto, o que muita gente não imagina é que mediante o plantio vai acontecendo, o solo vai perdendo parte dos seus nutrientes, a exemplo do cálcio e magnésio, e que eles precisam ser repostos para dar lugar a novas plantações.

Esse nutrientes podem ser recuperados de diversas formas, através de compostos, estercos ou resíduos de algumas plantas. Algumas técnicas de manejo devem sempre ser usadas para melhorar e manter a fertilização do solo. (INAM, 2016).

Entre elas estão: a análise da composição do solo, drenagem aragem, adubação, irrigação da plantação, utilização de agrotóxicos, etc. Dessa forma, conclui-se que a importância do solo está relacionada aos nutrientes que ele oferece para cada tipo de plantação.

Recomendado para si:   Problema central da economia