Surgimento e conceito de Antropologia

Surgimento e conceito de Antropologia

A antropologia surgiu, ou se constituiu como ciência somente em meados do século XIX, a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concentrava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura.

Entretanto, estudos de natureza antropológica são muito mais antigos. De certa forma, é possível afirmar que pela própria natureza curiosa do ser humano, o “estudo do homem” existe desde quando pessoas duma cultura se interessaram pelo conhecimento de indivíduos pertencentes a outras culturas. Temos como exemplo, o caso do historiador grego, Heródoto que ao longo das viagens realizadas por diversas regiões fez registos dos povos com os quais manteve contacto.

A Antropologia é um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).

A antropologia tem como objecto de estudo o Homem. Mas podemos nos perguntar: qual é a especificidade da antropologia? Dado que a psicologia, a medicina, e todas as ciências humanas têm como objetivo o estudo do homem, de algum ponto de vista especifico, qual é o objeto da antropologia?

Porém, ao contrário das outras ciências, estuda o homem, intemporal e anónimo, isto é, de todos os tempos (épocas), de todos os lugares (espaços) e de todos os tipos (raças). Procura compreender o Homem nos seus aspectos físico, cultural e social.

O que diferencia, portanto, a perspectiva antropológica sobre o homem das outras ciências humanas, em primeiro lugar, é que a antropologia busca uma explicação totalizadora do homem, que leve em conta a dimensão biológica, psicológica e cultural; em segundo lugar, a perspectiva antropológica possui uma dimensão temporal muito mais abrangente, abarcando tanto o momento atual quanto o passado da humanidade. Assim, já temos todos os elementos para definir a antropologia.

Recomendado para si:   Historiografia Cristã Medieval

A Antropologia estuda os costumes, hábitos, crenças, aspectos físicos, dentre outros aspectos, dos diferentes povos que viveram e ainda vivem no nosso planeta. A diversidade cultural dos povos, portanto, é estudada pelos antropólogos, considerando que cultura engloba todo tipo de manifestação social (hábitos, crenças, folclore, mitos).

São fontes de pesquisa para os antropólogos os livros, imagens, depoimentos, objetos, observações, etc.

Principais nomes da Antropologia:

– Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.
– Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.
– Claude Levi-Strauss (1908-2009) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.

Baixar Documento